Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2713
Type: Dissertação
Title: Formação continuada docente em rede de colaboração: desafios e possibilidades para a educação infantil
Author(s): Ambrosim, Inês 
First Advisor: Síveres, Luiz
Summary: Essa investigação insere-se na linha de pesquisa Processo Educacional e Formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB). Têm como tema a formação continuada docente em rede de colaboração: desafios e possibilidades para a Educação Infantil. O objetivo geral do estudo é compreender a formação continuada em rede de colaboração no município de Castelo (ES), focalizando os desafios e as possibilidades para a Educação Infantil, tendo como objetivos específicos: analisar o programa de formação continuada do município, bem como o da unidade escolar pesquisada entre os anos de 2018 e 2019; mapear as estratégias de interação entre docentes durante os encontros de formação continuada e identificar os métodos que favorecem a formação contínua em rede. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com procedimentos metodológicos de pesquisa documental, bibliográfica e empírica, respaldada nos autores, Antonio Nóvoa, Francisco Imbernón, Carlos Ricardo Ferraço, entre os autores que escrevem sobre o tema. A análise documental foi composta pelo estudo de Projeto Político e Pedagógico, que possibilita a organização das ações desenvolvidas nas escolas. A pesquisa empírica, foi realizada a partir de questionários aplicados aos gestores e professores, entrevistas semiestruturadas com pedagogos da Secretaria Municipal de Educação, concursados com experiência entre doze a trinta e um anos de docência, a fim de analisar suas percepções sobre o processo de formação continuada do município, bem como, observações dos encontros de formação continuada. Os principais resultados apontaram que as políticas de formação estão acontecendo como previsto na legislação, contudo, constatou-se que o processo de formação deve ser implementado com precaução, tomando medidas antecipadas para que não se torne apenas mais uma demanda a ser cumprida. Os dados empíricos analisados, indicaram insatisfação dos docentes com o formato da formação ofertada pelo município, haja vista a ausência da coletividade na organização do programa de formação. Percebeu-se necessário incorporar à organização formativa municipal diálogos entre os gestores da Secretaria e os docentes, tecendo redes de colaboração sobre a organização dos encontros de formação, numa troca de experiência para o qual o compartilhamento do conhecimento pedagógico tem muito a contribuir para o sucesso da aprendizagem.
Abstract: This research includes the Educational Process and Teacher Training Research Line of the Graduate Program in Education of the Catholic University of Brasilia (UCB). Their theme is continuing teacher education in the collaborative network: challenges and possibilities for early childhood education. The general objective of the study is to understand the continuing education in the collaborative network in the municipality of Castelo (ES), focusing on the challenges and possibilities of early childhood education, having the following criteria: analyze the continuing education program of the municipality, as well as the school unit surveyed between 2018 and 2019; map as strategies of interaction between documents during the continuous training meetings and identify the methods that favor the continuous formation in the network. This is a qualitative research with methodological procedures of documentary, bibliographical and empirical research, published by the authors, Antonio Nóvoa, Francisco Imbernón, Carlos Ricardo Ferraço, among authors who write about the subject. A documentary analysis was composed by the study of the Political and Pedagogical Project, which allows the organization of actions developed in schools. An empirical research, conducted through questionnaires, conducted for managers and teachers, semi-structured interviews with pedagogues of the Municipal Department of Education, with experience between twelve and thirty-one years of teaching, in order to analyze their perceptions about the training process. Continuation of the municipality, as well as combinations of continuing education meetings. The main results pointed to the training policies that occur as foreseen in the legislation, however, it was found that the training process should be implemented with caution, taking advance measures so that it does not become just a demand to be met. The empirical data analyzed indicate dissatisfaction of the documents with the training format offered by the municipality, and there may be a loss of collectivity in the organization of the training program. It became necessary to incorporate into a formative organization of municipal dialogues between managers of the Secretariat and the documents, weaving collaborative networks on an organization of formation meetings, an exchange of experience to qualify or share pedagogical educational knowledge with much contribution to success of learning.
Keywords: Educação infantil
Formação docente
Teacher training
Child education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Stricto Sensu em Educação
Citation: AMBROSIM, Inês. Formação continuada docente em rede de colaboração: desafios e possibilidades para a educação infantil. 2019. 170 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2713
Document date: 27-Sep-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
InesAmbrosimDissertacao2019.pdfDissertação2 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.