Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2696
Type: Tese
Title: A relevância da interação no processo de ensino e aprendizagem
Author(s): Bonfim, Rosa Jussara de 
First Advisor: Síveres, Luiz
Summary: Esta tese de doutorado versa sobre a importância das interações no processo de Ensino e Aprendizagem, partindo da dinâmica tridimensional: afetividade e empatia, sentido e significado e diálogo e dialogicidade, tendo como principal embasamento os estudos de Wallon, Vygotsky e Paulo Freire. Os teóricos escolhidos contribuíram, sobremaneira, para responder ao questionamento: Por que os procedimentos interativos, sejam na dinâmica pessoal, social e educacional, em algumas situações aparentam não ter sentido e significado no processo de ensino e aprendizagem? Pensando nessa questão, é preciso ressaltar que Vygostky possibilitou a imersão acerca da interação do sentido e do significado, Wallon trouxe o conceito de afetividade e empatia, e Freire o conceito de diálogo e dialogicidade. Porém, para que houvesse êxito no processo de pesquisa, a experiência por meio do Doutorado em modalidade Sanduíche, oportunizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal – FAP DF, possibilitou observar o processo de educação do Canadá, tanto de uma escola pública dos anos iniciais, quanto da Universidade de Ottawa. Esta experiência amadureceu nossa visão acerca da educação no Brasil, pois, possibilitou trazer contribuições para as escolas pesquisadas. Comprova-se, portanto, que há uma grande possibilidade que de que a criança possa aprender com sentido e significado por meio da diversidade de interações. A pesquisa foi de cunho qualitativo, utilizando-se da análise de conteúdo que ancorou-se aos instrumentos de observação participante, análise documental e grupo focal, com base num viés fenomenológico. O trabalho teve como foco professores efetivos dos anos iniciais da Educação Básica, da Rede Municipal de João Pinheiro- MG, de uma escola situada em área rural e a outra situada na periferia da cidade. O aspecto primordial dessa tese está embasado na possibilidade de que o processo de ensino e aprendizagem deveria estar permeado por interações e, assim, contribuir com momentos e dinâmicas pedagógicas na esfera escolar, a fim de que o processo de ensino e aprendizagem possa indicar para um sentido e significado educacional.
Abstract: This doctoral dissertation deals with the importance of interactions in the Teaching and Learning process, starting from the three-dimensional dynamics: affectivity and empathy, meaning and meaning and dialogue and dialogicity, having as main basis the studies by Wallon, Vygotsky and Paulo Freire. The chosen theorists greatly contributed to answer the question: Why do interactive procedures, whether in personal, social and educational dynamics, in some situations seem to have no meaning and meaning in the teaching and learning process? Thinking about this question, it should be emphasized that Vygostky allowed the immersion about the interaction of meaning and meaning, Wallon brought the concept of affectivity and empathy, and Freire the concept of dialogue and dialogicity. However, in order to be successful in the research process, the experience through the PhD in Sandwich mode, provided by the Federal District Research Support Foundation - FAP DF, made it possible to observe the education process in Canada, both from a public school in the early years, as well as the University of Ottawa. This experience has matured our view on education in Brazil, as it made it possible to bring contributions to the schools surveyed. Therefore, it is proven that there is a great possibility that the child can learn with meaning and meaning through the diversity of interactions. The research was qualitative, using content analysis that was anchored to the instruments of participant observation, documentary analysis and focus group, based on a phenomenological bias. The work focused on effective teachers from the early years of Basic Education, from the João Pinheiro-MG Municipal Network, from one school located in a rural area and the other located on the outskirts of the city. The main aspect of this thesis is based on the possibility that the teaching and learning process should be permeated by interactions and, thus, contribute to moments and pedagogical dynamics in the school sphere, so that the teaching and learning process can indicate to a educational meaning and meaning.
Keywords: Sentido
Diálogo
Empatia
Interação
Afetividade
Dialogicidade
Interaction
Dialogicity
Affectivity
Empathy
Dialogue
Sense
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Stricto Sensu em Educação
Citation: BONFIM, Rosa Jussara de. A relevância da interação no processo de ensino e aprendizagem. 2019. 217 f. Tese (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
Access Type: Acesso Restrito
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2696
Document date: 7-Oct-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RosaJussaradeBonfimTeseParcial2019.pdfTese (Parcial)422.76 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.