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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Expectativas de jovens e de seus pais no processo de escolha profissional
???metadata.dc.creator???: Aguiar, Nina Vilas Boas de Souza 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Fukuda, Cláudia Cristina
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação tem como objetivo compreender as expectativas de jovens e de seus pais acerca do processo de escolha profissional em contextos escolares públicos e privados. A fundamentação teórica foi embasada nos principais conceitos da Teoria Sistêmica. Participaram do estudo dezesseis adolescentes e cinco pais de adolescentes. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa com a utilização de roteiro para entrevista semiestruturada, técnica da roda de conversa e roteiro para a realização de colagem. A pesquisa foi dividida em dois momentos. No primeiro momento foram realizadas duas rodas de conversa – uma com dez adolescentes do contexto escolar público e outra com seis adolescentes do contexto escolar privado. No segundo momento da pesquisa, dois adolescentes de cada roda de conversa foram voluntários a participar de uma entrevista com suas famílias. Cada entrevista contou com a presença do adolescente voluntário e com pelo menos um membro que representasse todos de sua família. Os dados foram gravados, transcritos e analisados qualitativamente numa postura de construção interpretativa do conhecimento. Os principais resultados apontaram que os pais de adolescentes do contexto escolar privado não verbalizavam profissões específicas aos filhos; valorizavam o significado social e motivacional atribuído ao trabalho; destacavam valores como o trabalho em grupo e a importância dos estudos ligados a ideia de percurso ao longo da trajetória profissional. Os adolescentes desse contexto consideravam a escolha profissional como definitiva; sinalizaram dificuldades para perceber os desafios graduais até o sucesso profissional; se avaliaram como pesos financeiros para a família; perceberam receber apoio integral dos pais; e apontaram dificuldades para se tornarem mais independentes. Já os pais do contexto escolar público esperavam profissões específicas de seus filhos sinalizando que estas deveriam ter prestígio social e um bom retorno financeiro; apontaram que a escolha profissional dos filhos deveria ser melhor que a deles; demonstraram dar apoio básico aos filhos e exigiam deles uma postura mais independente. Por outro lado, os adolescentes do contexto escolar público buscavam uma profissão que lhes agradasse e trouxesse satisfação; sinalizaram a importância da saúde mental no processo de escolha; sentiam-se sobrecarregados pelas atividades domésticas de casa requeridas pelos pais; apontaram que os pais, por estarem sempre trabalhando, desconheciam o que eles faziam em seu tempo livre; sinalizaram que conversavam mais com suas mães do que com seus pais; relataram que eram comparados aos irmãos e familiares no que se referia a escolha profissional; sinalizaram que havia conflitos na comunicação entre eles e os pais, pois percebiam que os pais não os compreendiam. Contrastando com a maioria dos participantes do contexto escolar público, apenas um adolescente e sua mãe demostraram estabelecer uma boa comunicação onde a independência do filho era estimulada através de valores como o respeito ao próximo e reconhecimento de suas habilidades. A pesquisa concluiu que adolescentes de ambos os contextos sofreram pressões familiares no processo de escolha profissional, mas houve diferença em relação ao apoio parental percebido pelos adolescentes.
Abstract: This dissertation aims to understand the expectations of young people and their parents about the process of professional choice in public and private school contexts. The theoretical foundation was based on the main concepts of Systemic Theory. Sixteen adolescents and five parents of adolescents participated in the study. It was a qualitative research using the script for semi-structured interview, conversation wheel technique and script for the accomplishment of collage. The research was divided into two moments. At the first moment two talk wheels were held - one with ten adolescents from the public school context and the other with six adolescents from the private school context. In the second moment of the research, two adolescents from each talk group volunteered to participate in an interview with their families. Data were recorded, transcribed and analyzed qualitatively in an interpretive construction of knowledge. The main results pointed out that parents of adolescents in the private school context did not verbalize specific professions for their children; appreciated the social and motivational meaning attributed to the work; emphasized values such as group work and the importance of studies and linked to the idea of course along the professional trajectory. Adolescents in this context considered professional choice as definitive; signaled difficulties in perceiving the gradual challenges to professional success; were assessed as financial weights for the family; perceived full support from parents; and pointed to difficulties in becoming more independent. Already the parents of the public school context expected specific professions of their children signaling that they should have social prestige and a good financial return; they pointed out that the professional choice of the children should be better than theirs; demonstrated basic support for their children and called for a more independent approach. On the other hand, adolescents in the public school context sought a profession that appealed to them and brought them satisfaction; signaled the importance of mental health in the process of choice; they felt overwhelmed by the domestic chores required by their parents; pointed out that the parents, because they were always working, did not know what they did in their free time; signaled that they talked more with their mothers than with their parents; reported that they were compared to siblings and family members regarding professional choice; signaled that there were conflicts in the communication between them and the parents, because they realized that the parents did not understand them. Contrasting with most participants in the public school context, only one adolescent and his mother demonstrated good communication where the independence of the child was stimulated through values such as respect for others and recognition of their abilities. The research concluded that adolescents from both contexts suffered from family pressures in the process of professional choice, but there was a difference in relation to parental support perceived by adolescents.
Keywords: Família
Adolescência
Escolha profissional
Professional choice
Adolescence
Family
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
???metadata.dc.publisher.initials???: UCB
???metadata.dc.publisher.department???: Escola de Saúde e Medicina
???metadata.dc.publisher.program???: Programa Stricto Sensu em Psicologia
Citation: AGUIAR, Nina Vilas Boas de Souza. Expectativas de jovens e de seus pais no processo de escolha profissional. 2019. 113 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Restrito
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2694
Issue Date: 14-Feb-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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