Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2693
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorJesus, Maria do Socorro da Silva de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7293537572067539por
dc.contributor.advisor1Síveres, Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8796354657782724por
dc.date.accessioned2019-12-03T20:27:04Z-
dc.date.issued2018-11-01-
dc.identifier.citationJESUS, Maria do Socorro da Silva de. O papel do acompanhamento pedagógico para o docente da educação básica em estágio probatório. 2018. 115 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2693-
dc.description.resumoEsta pesquisa, de caráter qualitativo, teve sua origem entrelaçada na história de vida da autora e nas suas reflexões educacionais em que apresenta estudo em cinco escolas públicas de Valparaíso de Goiás (GO), tendo como objetivo investigar a relevância do acompanhamento pedagógico para professores em início de carreira. A fundamentação teórica tem como base António Nóvoa, Marcelo Garcia, Maurice Tardif, Celso Vasconcellos, Gadotti, Freire e Síveres. Os dados coletados foram analisados à luz da teoria da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). A metodologia utilizada é a qualitativa na perspectiva exploratória descritiva, utilizando-se como instrumentos as entrevistas semiestruturadas junto a quinze professores e cinco gestores. Com os resultados obtidos eclodiram as seguintes categorias: o acolhimento, as dificuldades e as necessidades docentes. Conclui-se que os gestores apesar de terem consciência das necessidades e dificuldades docentes, não viabilizam ações que mudem tal realidade. Quanto aos docentes, estes não são acolhidos como imaginavam; sofrem críticas por não serem experientes; esperam amparo administrativo e pedagógico que lhes proporcione condições para a execução do trabalho docente; falta-lhes conhecimento histórico e geográfico da região, o que prejudica a regência e sua integração local; precisam do coordenador pedagógico auxiliando-os em suas necessidades e dificuldades pedagógicas de forma abrangente.por
dc.description.abstractThis qualitative research had its origin intertwined in the life history of the author and in her educational reflections where she presents a study in five public schools in Valparaíso de Goiás (GO), and aims to investigate the relevance of the pedagogical accompaniment for teachers in early career The theoretical basis is based on António Nóvoa, Marcelo Garcia, Maurice Tardif, Celso Vasconcellos, Gadotti, Freire and Síveres. The data collected were analyzed in light of the theory of Content Analysis of Bardin (2011). The methodology used is qualitative in the descriptive exploratory perspective, where semi-structured interviews with fifteen teachers and five managers were used as instruments. With the results obtained, the following categories emerged: reception, difficulties and teaching needs. It is concluded that managers, despite being aware of teacher needs and difficulties, do not allow actions that change this reality. As for teachers: they are not welcomed as they imagined; they are criticized for not being experienced; expect administrative and pedagogical protection that will provide them with conditions for the execution of teaching work; they lack the historical and geographical knowledge of the region which harms the regency and its local integration; they need the pedagogical coordinator helping them in their needs and pedagogical difficulties comprehensively.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://200.214.135.178:8443/jspui/retrieve/7142/MariadoSocorrodaSilvadeJesusDissertacaoParcial2018.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Brasíliapor
dc.publisher.departmentEscola de Educação, Tecnologia e Comunicaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUCBpor
dc.publisher.programPrograma Stricto Sensu em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectEstágio probatóriopor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectAcompanhamento pedagógicopor
dc.subjectPedagogical accompanimenteng
dc.subjectPedagogical monitoringeng
dc.subjectProbationary internshipeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO papel do acompanhamento pedagógico para o docente da educação básica em estágio probatóriopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MariadoSocorrodaSilvadeJesusDissertacaoParcial2018.pdfDissertação (Parcial)205.87 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.