Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2693
Type: Dissertação
Title: O papel do acompanhamento pedagógico para o docente da educação básica em estágio probatório
Author(s): Jesus, Maria do Socorro da Silva de 
First Advisor: Síveres, Luiz
Summary: Esta pesquisa, de caráter qualitativo, teve sua origem entrelaçada na história de vida da autora e nas suas reflexões educacionais em que apresenta estudo em cinco escolas públicas de Valparaíso de Goiás (GO), tendo como objetivo investigar a relevância do acompanhamento pedagógico para professores em início de carreira. A fundamentação teórica tem como base António Nóvoa, Marcelo Garcia, Maurice Tardif, Celso Vasconcellos, Gadotti, Freire e Síveres. Os dados coletados foram analisados à luz da teoria da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). A metodologia utilizada é a qualitativa na perspectiva exploratória descritiva, utilizando-se como instrumentos as entrevistas semiestruturadas junto a quinze professores e cinco gestores. Com os resultados obtidos eclodiram as seguintes categorias: o acolhimento, as dificuldades e as necessidades docentes. Conclui-se que os gestores apesar de terem consciência das necessidades e dificuldades docentes, não viabilizam ações que mudem tal realidade. Quanto aos docentes, estes não são acolhidos como imaginavam; sofrem críticas por não serem experientes; esperam amparo administrativo e pedagógico que lhes proporcione condições para a execução do trabalho docente; falta-lhes conhecimento histórico e geográfico da região, o que prejudica a regência e sua integração local; precisam do coordenador pedagógico auxiliando-os em suas necessidades e dificuldades pedagógicas de forma abrangente.
Abstract: This qualitative research had its origin intertwined in the life history of the author and in her educational reflections where she presents a study in five public schools in Valparaíso de Goiás (GO), and aims to investigate the relevance of the pedagogical accompaniment for teachers in early career The theoretical basis is based on António Nóvoa, Marcelo Garcia, Maurice Tardif, Celso Vasconcellos, Gadotti, Freire and Síveres. The data collected were analyzed in light of the theory of Content Analysis of Bardin (2011). The methodology used is qualitative in the descriptive exploratory perspective, where semi-structured interviews with fifteen teachers and five managers were used as instruments. With the results obtained, the following categories emerged: reception, difficulties and teaching needs. It is concluded that managers, despite being aware of teacher needs and difficulties, do not allow actions that change this reality. As for teachers: they are not welcomed as they imagined; they are criticized for not being experienced; expect administrative and pedagogical protection that will provide them with conditions for the execution of teaching work; they lack the historical and geographical knowledge of the region which harms the regency and its local integration; they need the pedagogical coordinator helping them in their needs and pedagogical difficulties comprehensively.
Keywords: Estágio probatório
Formação continuada
Acompanhamento pedagógico
Pedagogical accompaniment
Pedagogical monitoring
Probationary internship
Teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Stricto Sensu em Educação
Citation: JESUS, Maria do Socorro da Silva de. O papel do acompanhamento pedagógico para o docente da educação básica em estágio probatório. 2018. 115 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.
Access Type: Acesso Restrito
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2693
Document date: 1-Nov-2018
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MariadoSocorrodaSilvadeJesusDissertacaoParcial2018.pdfDissertação (Parcial)205.87 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.