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Type: Tese
Title: A performatividade da política de avaliação da pós-graduação: efeitos no capital científico dos doutores em educação
Author(s): Braga, Isabela Cristina Marins 
First Advisor: Cunha, Célio da
Summary: A pesquisa em tela teve o objetivo de analisar os efeitos da política de avaliação da pós-graduação sobre o capital científico dos doutores em educação da região Centro-Oeste do País, ancorada na perspectiva epistemológica de Pierre Bourdieu, quanto aos conceitos de campo, capital e habitus. A escolha por esta área justifica-se pela importância estratégica de suas linhas de pesquisa, que procuram dar respostas aos mais variados aspectos educacionais, tais como formação, qualidade, acesso e permanência, trabalho docente e expansão do ensino; além de ser a responsável pela formação de professores e pesquisadores para todas as demais áreas. Desse modo, não é demasiado dizer que o doutor em educação tem um papel central no enfrentamento dos desafios e dos dilemas que afetam a sociedade. Todavia, a mercantilização da educação voltada para resultados expressos em número de publicação altera os objetivos educacionais em todos os níveis e amplia a competitividade entre as instituições e entre os próprios pares, ao reafirmar a máxima “publish or perish”. O aparato metodológico se fundamentou na evolução dos estudos de Stephen Ball, sobre análise de políticas educacionais, buscando compreender como a performatividade permeia a política de avaliação e impacta no modo como os agentes a traduzem. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram a entrevista realizada com discentes e docentes previamente selecionados; questionários aplicados a todos os discentes e a todos os docentes, incluindo os gestores dos programas de doutorado em educação da referida região e; análise de documentos que norteiam e regulamentam a pós-graduação brasileira. O questionário foi distribuído via e-mail, através do software Survey Monkey e os dados foram analisados de acordo com a Análise Crítica do Discurso, proposta por Fairclough (2016), cuja operacionalização foi conduzida por meio do software para análise de dados mista, Maxqda, versão 2018. Como principais resultados, a prática discursiva apontou que a atual política de avaliação protagonizada pela Capes, tem se aventado excludente, uma vez que seus critérios induzem à meritocracia e à performatividade. No arcabouço dessas contradições, há uma tendência arbitrária de responsabilizar os agentes pelo cumprimento dos critérios, sem considerar a complexidade do campo e as particularidades de cada contexto, o que gera entre eles, sentimentos como angústia e frustação. Os discursos apontaram que os efeitos recaem sobre a reconfiguração do habitus dos doutores em educação, com vistas a se transformarem em “capitalistas comuns”, ao invés de “capitalistas cientistas” (BOURDIEU, 2004). Nesse sentido, é premente repensar as métricas vigentes e dirimir estratégias para que o texto prescrito da política inclua critérios que sejam capazes de promover uma avaliação mais formativa das pesquisas desenvolvidas pelo campo e contemplar uma articulação mais virtuosa entre a pós-graduação e a sociedade.
Abstract: This research investigates the policy effects of post-graduation evaluation in relation to the science capital of the doctors in Education from the Center-West region of the country, motivated by the epistemological perspective of Pierre Bourdieu related to his concepts relevant to the field, capital and habitus. The choice for this area is justified by the strategy of its research lines, which seeks to provide more explanation to the most varied educational aspects, such as formation, quality, access and permanence, teaching work and expansion of education. In addition, it is necessary for teachers’ and researchers’ formation for all other areas. Therefore, the doctor in education has a central role in facing the challenges and dilemmas that affect society. However, education commercialization related to the results in the number of publications alters the educational objectives at all levels and widens a competitiveness between institutions and between peers, while it reaffirms the maximum "publish or perish". The methodological apparatus relied on the evolution of the studies of Stephen Ball on the analysis of educational policies. It was also aimed to understand the performativity in the policy of evaluation and in the impact on the agents' way of its comprehension. An interview with previously selected students and teachers; a questionnaire applied to all students and all teachers, including the managers of doctoral programs in education from that region and; documents analysis that guide and regulate Brazilian post-graduation were the main research instruments. The questionnaire was distributed via e-mail on Survey Monkey software and the data were analyzed according to the Critical Discourse Analysis, proposed by Fairclough (2016), whose operationalization were guided using this software for mixed data analysis, Maxqda, version, 2018. As a result, the discursive practice showed that the current evaluation policy carried out by Capes has been an excluding proposal, since its own criteria lead to meritocracy and performativity. In the framework of those contradictions, there is an arbitrary tendency to charge agents for fulfilling the criteria, without considering the field complexity and each context particularities, which generates anguish and frustration. The discourse indicated that those effects reflect on doctors' habitus reconfiguration in education, aiming to become “ordinary capitalists”, instead of “science capitalists” (BOURDIEU, 2004). Thus, it is important to review the current scheme and resolve strategies so that policy prescriptive text includes criteria that are more favorable to promote a more formative evaluation of researches developed by the field and contemplate a more virtuous articulation between post-graduation and society.
Keywords: Intelectuais
Performatividade
Doutores em educação
Campo, capital e habitus
Política de avaliação da pós-graduação em educação
Policy of post-graduation evaluation in Education
Field, capital and habitus
Doctors in education
Performativity
Intellectuals
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Stricto Sensu em Educação
Citation: BRAGA, Isabela Cristina Marins. A performatividade da política de avaliação da pós-graduação: efeitos no capital científico dos doutores em educação. 2019. 222 f. Tese (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
Access Type: Acesso Restrito
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2682
Document date: 29-Apr-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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