Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2667
Type: Tese
Title: Professores de matemática que se destacam no ensino médio são experts?
Author(s): Ferreira, Allan Alves 
First Advisor: Cunha, Célio da
Summary: Esta pesquisa qualitativa de caráter exploratório investigou as trajetórias de aprendizagem, a prática e o empenho de professores reconhecidos positivamente por sua atuação no Ensino Médio, à luz das teorias sobre a expertise. Mais precisamente, este estudo buscou verificar se esses professores, cujos alunos são medalhistas nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) têm características de experts conforme as definições e conceitos existentes da teoria da expertise. Procurei identificar se esses docentes tinham alguma característica de expert, identificar condições ambientais e aspectos motivacionais que possibilitaram o sucesso na sua prática de ensinar matemática aos alunos(as), muito premiados na modalidade citada, e também aos outros alunos e alunas que não participam da Olimpíada. Os participantes do estudo foram 7 profissionais, sendo 6 professores e 1 professora do ensino público de três Unidades da Federação, com experiência profissional que varia de 9 a 32 anos. Eles foram considerados “possíveis” experts devido ao excelente resultado que seus alunos conseguiam, conquistando medalhas, principalmente de ouro e prata, nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas. Os instrumentos de geração de dados foram: entrevista semiestruturada, observação in loco, grupo focal com alunos, conversas com gestores das escolas e pais dos respectivos alunos, análise de documentação (diários, relatórios da secretaria). Os resultados sugerem que um professor de sucesso na sua atuação possui conhecimentos de ordem técnica e prática, além da percepção de si como pessoa responsável, dedicada, comprometida e entusiasmada. A vontade de que o estudo possa mudar a vida de seus alunos, criando para eles oportunidades de continuar os estudos, intensa dedicação na elaboração de aulas voltadas para o interesse dos alunos, sendo eles participantes ou não da OBMEP. Somam-se a esses atributos um alto nível de exigência com o próprio desempenho. O envolvimento com o ensino não permite o estabelecimento de limites entre vida particular e o trabalho. Alguns deles optaram pela carreira do magistério movidos pela influência de antigos professores, alguns até são colegas agora, dos professores que os incentivaram. Outros, incentivados pelos pais, mesmo quando o desejo teve origem na infância. Quanto aos fatores que sustentam o sucesso desses professores no ensino de matemática, houve unanimidade na indicação do vínculo afetivo-emocional com a área de ensino: o querer fazer com que a matéria ensinada faça sentido e traga mudanças e oportunidades em futuro próximo para os alunos(as). Há obstáculos que podem minar a qualidade da atuação, tal como a desvalorização profissional e financeira. Contudo, o envolvimento com a área, somado a uma grande capacidade de resiliência, não permite que os professores sejam influenciados por eles. Os dados sugerem que a ação profissional dos professores experts representa uma experiência emocional profunda que, de alguma forma, orienta, estrutura e determina a experiência cognitiva do trabalho.
Abstract: This exploratory qualitative research investigated the learning trajectories, the practice and the commitment of teachers positively recognized by their performance in High School, grounded on the theories about the expertise. The objective of this study is to verify if these teachers, whose students are medalists in the Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), have expert characteristics according to the existing definitions and concepts of the theory of expertise. It sought to identify if these teachers had some expert characteristic, environmental conditions and motivational aspects that enabled them to succeed in their practice of teaching mathematics to the students who are very awarded in the modality cited, also to the other students who do not participate in the competition. The study participants were 7 public school teachers from three units of the federation, with professional experience ranging from 9 to 32 years. They were considered "possible" experts due to the excellent result that their students were able to win medals, mainly of gold and silver, in the Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas. The instruments of data collection were semi-structured interview, observation in loco, focus group with students, conversations with school managers and parents of the respective students, analysis of documentation (diaries, reports of the secretary). The results suggest that a teacher who stands out has technical and practical knowledge, as well as the perception of himself as a responsible person, dedicated, committed and enthusiastic. The belief with which the study can change the lives of its students, creating for them opportunities to continue their studies, intense dedication in the elaboration of classes directed to the interest of the students, being they participants or not of OBMEP. Added to these attributes, a high level of requirement with his/her own performance. Involvement with teaching does not allow the establishment of boundaries between private life and work. Some of them opted for the teaching career driven by the influence of former teachers, some even are colleagues with the teachers who encouraged them. Others encouraged by parents, even when the desire originated in childhood. As for the factors that support them to be successful in mathematics teaching, there was unanimity in indicating the affective-emotional bond with the teaching area. The desire to make what they are teaching, make sense and bring changes and opportunities in the near future for the students. There are obstacles that can undermine performance quality. However, the involvement, with the area, added to a great capacity of resilience does not allow the teachers to be influenced by them. The data suggest that the professional action of the expert teachers represents a deep emotional experience that somehow guides, structures and determines the cognitive experience of the work.
Keywords: Matemática
Professores experts
Ensino-aprendizagem
Valorização da docência
Valuation of teaching
Expert teachers
Mathematics
Learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Stricto Sensu em Educação
Citation: FERREIRA, Allan Alves. Professores de matemática que se destacam no ensino médio são experts?. 2019. 198 f. Tese (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
Access Type: Acesso Restrito
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2667
Document date: 19-Mar-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AllanAlvesFerreiraTeseParcial2019.pdfTese (Parcial)676.45 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.