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Type: Tese
Title: Reforma do Ensino Médio: vamos pensar uma educação ecossistêmica?
Author(s): Wathier, Valdoir Pedro 
First Advisor: Cunha, Célio da
Summary: O presente trabalho dedica-se ao estudo da Política de Fomento a Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, criada pela Medida Provisória nº 746/2016, a qual alcança 1.000 escolas e 500 mil estudantes. Essa política foi proposta como indutora do Novo Ensino Médio, que propõe uma série de alterações para a última etapa da Educação Básica, sendo também chamado de Reforma do Ensino Médio. Na análise da política, busca-se identificar, entre os equilíbrios e desequilíbrios que se apresentam, possibilidades para que seja pensada uma aproximação à educação ecossistêmica, norteada pelo tripé indivíduo-sociedade-natureza. O referencial teórico é organizado em dois níveis conceituais. No primeiro, os conceitos de Complexidade, de Morin, Modernidade Líquida, de Bauman, e Poder, de Foucault. No segundo nível destacam-se conceitos de Estado e Governança, Políticas Públicas e a Justiça Social. A abordagem metodológica se dá com análise documental dos textos da política, levantamento junto às escolas estaduais, participantes ou não da Política, e estudo de caso em escola do DF selecionada para análise. Para a interpretação se adota a Análise de Discurso Crítica, de Fairclough. A conclusão é de que, ao defender a flexibilidade e em decorrência dos desencontros dos tempos de aprovação dos documentos, criou-se espaço para a auto-organização de políticas locais que se aproximem da abordagem ecossistêmica e servem de indício para a construção de novas vias para a educação e para a sociedade. Porém, os recursos financeiros foram alocados inexplicadamente em valores superiores às metas e não chegaram à escola estudada. Isso estanca o fluxo de energia necessário e já anuncia a derrocada da esperança, se não corrigido.
Abstract: This paper is dedicated to the study of the Policy of full-time high schools’ promotion, established by the Brazilian Ministry of Education and created by the Provisional Measure 746/2016. Afterwards, this Measure was converted into the law’ 13.415/2017, which had the goal to reach 1000 schools and 500000 students. This policy was also proposed in a way to induce the New High School, which proposes a series of changes to the last year of Basic Education, known as the High School Reform. Trough political analysis, it is possible to identify, between balanced and unbalanced results, possibilities capable of developing an eco-systemic education, guided by the people-society-environment triple.The theoretical reference is organized in two conceptual levels: in the first, the concepts of Complexity, from Morin; Liquid Modernity, from Bauman; and of power, from Foucault; in the second level, it is highlighted the concepts of State and Governance, Public Policies and Social Justice. The methodological approach is based on the documental analysis of the policy documents, on the gathering of state school’s information and finally on a case study in a Federal District School. In order to analysis these data, it was adopted the Critical Discursive Analysis, of Fairclough. The conclusion is that, from the timings of documents approval and associated to the policy, and by defending the flexibility, it has created a place for self-eco-organization of local policies, closed to an eco-systemic approach. These policies can be viewed as indicators for the construction of new paths for the education and for the society. However, the financial resources were allocated to networks, in an amount inexplicably higher to the objectives, and did not reach the school studied in this paper. This blocks the energy flow needed to the implementation of the policy in the school studied.
Keywords: Ensino médio
Política de fomento
Educação ecossistêmica
Eco-systemic education
Policies of promotion
High school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Stricto Sensu em Educação
Citation: WATHIER, Valdoir Pedro. Reforma do Ensino Médio: vamos pensar uma educação ecossistêmica?. 2019. 245 f. Tese (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2664
Document date: 6-Aug-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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