Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2661
Type: Dissertação
Title: Temas contemporâneos e transversais na BNCC: as contribuições da transdisciplinaridade
Author(s): Cordeiro, Natália de Vasconcelos 
First Advisor: Dravet, Florence Marie
Summary: A educação nacional, especificamente, o processo de ensino e aprendizagem, vem sofrendo uma relevante mudança e reflexões, em razão da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em dezembro de 2017 que, além de relacionar habilidades consideradas essenciais para todos os alunos da Educação Básica, segundo o teor dos seus textos, preocupou-se ainda com a formação e a promoção de uma educação integral e com desenvolvimento pleno dos estudantes. Nesse sentido, temas que não são exclusivos aos componentes curriculares, mas que afetam a sociedade e a vida humana foram incorporados pela BNCC com uma abordagem transversal e integradora. Contudo, a BNCC pouco se estendeu sobre os temas não disciplinares e de abordagem transversal, logo, é comum que haja dúvidas e questionamentos sobre esse assunto como por exemplo: como fazer a articulação dos temas com os demais conteúdos? Como trabalhar os temas de forma contextualizada e dentro dos componentes curriculares? Nessa perspectiva, entende-se que uma abordagem transdisciplinar desses temas pode contribuir para o seu tratamento na escola, posto que a transdisciplinaridade, em linha gerais, procura dar um novo olhar para o conhecimento, em que as barreiras são quebradas, se abrindo para a articulação e relação entre elas. Assim, um tema de pesquisa que merece destaque são as contribuições da transdisciplinaridade para abordagem dos Temas Transversais (e contemporâneos) da BNCC. A presente pesquisa não busca apenas compreender o que são os Temas Contemporâneos de abordagem transversal, mas também discutir as possibilidades em torno da aplicação da transdisciplinaridade no tratamento Temas Contemporâneos da BNCC, sendo esse o objetivo geral da pesquisa. Portanto, a problemática gira em torno do seguinte questionamento: de que forma a transdisciplinaridade configura-se como uma possibilidade de abordagem para os Temas Contemporâneos da BNCC? Para a realização desse trabalho foi escolhida uma pesquisa de caráter teórico, reflexivo e exploratório. Com um “enquadramento metodológico” na pesquisa social. Contudo, esta investigação não se prendeu às classificações rigorosas da metodologia científica que objetivam antecipar com exatidão os caminhos a serem seguidos. Tal liberdade não representou, ausência de métodos, apenas trouxe flexibilidade, onde uma escolha não necessariamente anularia a outra. Assim, utilizou-se a pesquisa de documental e bibliográfica e quanto à forma de abordagem, a pesquisa teve o cunho qualitativo. Espera-se que essa pesquisa possa representar uma contribuição àqueles que acreditam que a educação em sua complexidade é fator decisivo para a construção de uma sociedade mais democrática, ética e humana, que respeite e valorize em todos os aspectos (culturais, sociais e históricos) os grupos sociais que a compõem. E mais, busca-se por meio das análises e pesquisa sobre os Temas Transversais (e contemporâneos), torná-los mais conhecidos, despertando a consciência de que todos os educadores e demais membros da sociedade são, de certa forma, responsáveis pela sua implementação e fiscalização.
Abstract: National education, specifically the teaching and learning process, underwent a relevant change and reflection, due to the approval of the National Curricular Common Base (BNCC) in December 2017 that, in addition to relating skills considered essential for all students of Basic Education, according to the content of their texts, also concerned with the training promote a comprehensive education and with full development of students. In this sense, themes that are not exclusive to curricular components, but that affect society and human life, were incorporated by BNCC with a transversal and integrative approach. However, the BNCC did not expand non-disciplinary issues and a transversal approach, so it is common that there are doubts and questions about the subject, for example: how to articulate the themes with the other contents? How to work the topics in a contextualized way and within the curricular components? From this perspective, it is understood that a transdisciplinary approach of these subjects can contribute to the treatment of these subjects in the school, since transdisciplinarity, in general lines, seeks to give a new look to the knowledge, in which the barriers break, opening for the articulation and relationship between them. Thus, a research topic that deserves to be highlighted is the contribution of transdisciplinarity to addressing the Transversal Themes (and contemporaries) of the BNCC. The present research does not only seek to understand the contemporary themes of transversal approach, but also to discuss the possibilities of applying transdisciplinarity in the treatment of contemporary themes of BNCC, being this the general objective of the research. Therefore, the problem revolves around the following question: how is transdisciplinarity a possible approach to contemporary BNCC issues? It is hoped that this research may represent a contribution to those who believe that education in its complexity is a decisive factor for the construction of a more democratic, ethical and human society that respects and values? in all aspects (cultural, social and historical), the social groups that compose it. In addition, through analysis and research on Transversal Themes (and contemporaries), we seek to make them more known, realizing that all educators and other members of society are, in a way, responsible for their implementation and supervision.
Keywords: Temas transversais
Transdisciplinaridade
Base Nacional Comum Curricular - BNCC
Curricular National Base
Transversal themes
Transdisciplinarity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Stricto Sensu em Educação
Citation: CORDEIRO, Natália de Vasconcelos. Temas contemporâneos e transversais na BNCC: as contribuições da transdisciplinaridade. 2019. 119 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2661
Document date: 23-Aug-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NataliadeVasconcelosCordeiroDissertacao2019.pdfDissertação2.42 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.