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dc.creatorIsaac, Juliana Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6408630686999604por
dc.contributor.advisor1Cunha, Célio da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8960254836406881por
dc.date.accessioned2019-11-21T19:48:07Z-
dc.date.issued2019-08-21-
dc.identifier.citationISAAC, Juliana Alves. O discurso, a prática e a formação para a pesquisa na Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. 2019. 222 f. Tese (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2658-
dc.description.resumoEsta pesquisa quali-quantitativa e exploratória investigou o discurso institucional e comparou percepções acerca da pesquisa entre estudantes de pós-graduação stricto sensu considerando o mestrado e o doutorado. Especificamente, este estudo teve como objetivos: (i) Analisar o discurso institucional acerca da pesquisa; (ii) Explorar as percepções de estudantes da pós-graduação stricto sensu em Educação no que se refere à formação para a pesquisa nas disciplinas, nos grupos de pesquisa e no processo de orientação para elaboração das dissertações e teses; e (iii) Identificar e comparar o discurso institucional e as percepções e práticas de pesquisa entre estudantes de mestrado e de doutorado de um programa de pós-graduação stricto sensu em educação. Foram investigados 60 estudantes, 7 docentes e 1 coordenador de um programa de pósgraduação stricto sensu em uma universidade particular do Distrito Federal. Os instrumentos de geração de dados utilizados foram a pesquisa documental, a entrevista semi-estruturada e o questionário de formato misto. Os dados obtidos através da pesquisa documental e da entrevista semi-estruturada foram analisados por meio da análise de conteúdo, e os questionários por meio do software Statistical Packpage for the Social Sciences (SPSS) versão 23. Os resultados foram organizados em categorias segundo os objetivos da pesquisa: o discurso institucional presente em documentos e na fala do coordenador; a prática traduzida nas estratégias e percepções dos docentes e a formação refletida nas percepções e capacidades dos estudantes. Os achados deste estudo apontaram que a pesquisa tem sido privilegiada pelo programa investigado desde a seleção dos docentes até a formação do estudante, contemplando ainda a continuidade do relacionamento com egressos. Além disso, os docentes são experientes e preparados para trabalhar com a pesquisa, entretanto, encontram algumas limitações como o tempo das disciplinas e o perfil dos estudantes. Com relação às percepções dos estudantes, os resultados demonstraram que os estudantes de doutorado possuem mais conhecimentos relacionados à pesquisa e sentem-se mais preparados para realizá-la, porém, os estudantes de ambos os grupos apresentam dificuldades quanto à pesquisas quantitativas e pesquisas de campo. A partir desses resultados, evidencia-se uma diferenciação na formação oferecida aos estudantes de mestrado e doutorado e a necessidade de se trabalhar aspectos relacionados à pesquisas quantitativas com estudantes de ambos os grupos.por
dc.description.abstractThis quali-quantitative and exploratory research investigated the institutional discourse and compared research perceptions among strictly sensitive graduate students, considering the master's and doctorate degrees. Specifically, this study aimed to: (i) Analyze the institutional discourse on research; (ii) Explore as perceptions of strict graduate students in Education, which refer to research training in the disciplines, research groups and the orientation process for the preparation of dissertations and theses; and (iii) Identify and compare institutional discourse and research perceptions and practices among master and doctoral students of a strictly education sensitive postgraduate program. Sixty students, seven professors and one coordinator of a strict graduate program at the private university of the Federal District were investigated. The data generation instruments used were a documentary research, a semi-structured interview and a mixed format questionnaire. The data obtained through documentary research and semi-structured interviews were analyzed through content analysis, and the questionnaires through the software Statistical Packpage for the Social Sciences (SPSS) version 23. The results were organized into categories according to the research objectives: the institutional discourse present in documents and speech of the coordinator; the practice translated into the strategies and perceptions of teachers and the formation reflected in the perceptions and ears of students. The findings of this study indicated that a research has been privileged by the program investigated since the selection of teachers until the formation of the student, also contemplating an inheritance of relationship with graduates. In addition, the documents are tried and prepared to work with a research, however, some restrictions are allowed such as the time of the subjects and the student profile. Regarding the students' perceptions, the results demonstrated by the PhD students have more research-related knowledge and feel more prepared to do it, but students in both groups have quantitative research and field research difficulties. From these results, the evidence is a differentiation in the training offered to masters and doctoral students and a need to work on aspects related to quantitative research with students from both groups.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://200.214.135.178:8443/jspui/retrieve/7120/JulianaAlvesIsaacTese2019.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Brasíliapor
dc.publisher.departmentEscola de Educação, Tecnologia e Comunicaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUCBpor
dc.publisher.programPrograma Stricto Sensu em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPesquisapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectUniversidadepor
dc.subjectPós-graduaçãopor
dc.subjectPostgraduateeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectResearcheng
dc.subjectUniversityeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO discurso, a prática e a formação para a pesquisa na Pós-Graduação Stricto Sensu em Educaçãopor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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