Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2656
Type: Dissertação
Title: Desempenho e estilos de aprendizagem em cursos corporativos a distância: uma análise baseada em mineração de dados
Author(s): Souza, Marina Vianna de 
First Advisor: Balaniuk, Remis
Summary: A Educação a Distância, ofertada em meios on-line, cresce exponencialmente. Essa tendência impulsiona a utilização de sistemas de gestão da aprendizagem virtual, o que gera novas possibilidades para o ensino. As informações contidas nos bancos de dados desses ambientes virtuais de aprendizagem possuem significativa potencialidade exploratória em diferentes níveis de ensino, tanto em cursos de curta quanto de longa duração. Considerando essa proposição, neste trabalho realizou-se, no contexto de ensino corporativo do Tribunal de Contas da União - TCU, uma pesquisa de campo com o propósito exploratório para analisar os registros de atividades e interações contidos no banco de dados do Moodle, por meio de estratégias de mineração de dados, a fim de se identificar o desempenho dos estudantes e as possibilidades de correlação com os resultados de um teste de estilos de aprendizagem.
Abstract: The Distance Education, offered in online media, grows exponentially. This trend boost the virtual learning management systems use, which creates new possibilities for online teaching. The information contained in the databases of these virtual learning environments has significant exploratory potential at different levels of education, both in short and long term courses. Considering this proposition, in the context of corporate teaching of an External Control Body, a field research was carried out with the exploratory purpose to analyze the records of activities and interactions contained in the Moodle database, through strategies of data mining in order to identify the students' performance and the possibilities of correlation with the results of a test of learning styles.
Keywords: Gestão de dados
Ensino a distância
Educação corporativa
Estilos de aprendizagem
Mineração de dados educacionais
Educational data mining
Corporative education
Distance education
Data management
Learning styles
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Stricto Sensu em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação
Citation: SOUZA, Marina Vianna de. Desempenho e estilos de aprendizagem em cursos corporativos a distância: uma análise baseada em mineração de dados. 2019. 115 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2656
Document date: 8-Jul-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MarinaViannadeSouzaDissertacao2019.pdfDissertação6.69 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.