Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2636
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNeris, Natalie Louise Carvalho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3741499112932377por
dc.contributor.advisor1Kieling, Alexandre Schirmer-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0378887416388674por
dc.date.accessioned2019-11-04T14:42:03Z-
dc.date.issued2019-08-09-
dc.identifier.citationNERIS, Natalie Louise Carvalho. O tom das mídias sociais: análise do Twitter e Instagram a partir das narrativas presentes nestes ambientes virtuais. 2019. 112 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Comunicação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2636-
dc.description.resumoEssa dissertação se propôs a analisar o Tom das mídias sociais, especificamente do Twitter e Instagram, bem como as modulações e gradações em torno do Tom principal do enunciador. Pesquisa realizada a partir de 36 postagens, de maio de 2019, provenientes de três sujeitos com perfis oficiais no Twitter e Instagram: personalidade – Guga Chacra, empresa privada – Netflix e instituição pública – Marinha do Brasil. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de conceituar e identificar as principais características das Mídias Sociais pela visão de Recuero (2009), da Semiótica Discursiva de Greimas (1968) e de Tom e Tonalização pela abordagem de Duarte (2007), nossa abordagem teórico-metodológico. Esse percurso nos permitiu identificar os deslocamentos que compreendem a existência de um Tom principal em cada mídia social originada em si própria e, este Tom é reafirmado através das narrativas emitidas pelos usuários destas a partir das estruturas narrativas das emissões.por
dc.description.abstractThis dissertation proposed to analyze the Tone of social media, specifically Twitter and Instagram, as well as the modulations and gradations around the main tone of the enunciator. Research conducted from 36 posts, from May 2019, coming from three subjects with official profiles on Twitter and Instagram: personality - Guga Chacra, private company - Netflix and public institution – Brazil’s Navy. For this, a bibliographical research was carried out in order to conceptualize and identify the main characteristics of Social Media through the concepts of Recuero (2009), Greimas Discourse Semiotics (1968) and Tone and Tonalization by the Duarte approach (2007), our theoretical-methodological approach. This path has allowed us to identify the displacements that comprise the existence of a main Tone in each social media originated in itself and this tone is reaffirmed through the narratives emitted by the users of these from the narrative structures of the emissions.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://200.214.135.178:8443/jspui/retrieve/6892/NatalieLouiseCarvalhoNerisDissertacao2019.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Brasíliapor
dc.publisher.departmentEscola de Educação, Tecnologia e Comunicaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUCBpor
dc.publisher.programPrograma Stricto Sensu em Comunicaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTwitterpor
dc.subjectInstagrampor
dc.subjectTonalizaçãopor
dc.subjectMídias sociaispor
dc.subjectSocial mediaeng
dc.subjectTonalizationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleO tom das mídias sociais: análise do Twitter e Instagram a partir das narrativas presentes nestes ambientes virtuaispor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NatalieLouiseCarvalhoNerisDissertacao2019.pdfDissertação2.69 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.