Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2636
Type: Dissertação
Title: O tom das mídias sociais: análise do Twitter e Instagram a partir das narrativas presentes nestes ambientes virtuais
Author(s): Neris, Natalie Louise Carvalho 
First Advisor: Kieling, Alexandre Schirmer
Summary: Essa dissertação se propôs a analisar o Tom das mídias sociais, especificamente do Twitter e Instagram, bem como as modulações e gradações em torno do Tom principal do enunciador. Pesquisa realizada a partir de 36 postagens, de maio de 2019, provenientes de três sujeitos com perfis oficiais no Twitter e Instagram: personalidade – Guga Chacra, empresa privada – Netflix e instituição pública – Marinha do Brasil. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de conceituar e identificar as principais características das Mídias Sociais pela visão de Recuero (2009), da Semiótica Discursiva de Greimas (1968) e de Tom e Tonalização pela abordagem de Duarte (2007), nossa abordagem teórico-metodológico. Esse percurso nos permitiu identificar os deslocamentos que compreendem a existência de um Tom principal em cada mídia social originada em si própria e, este Tom é reafirmado através das narrativas emitidas pelos usuários destas a partir das estruturas narrativas das emissões.
Abstract: This dissertation proposed to analyze the Tone of social media, specifically Twitter and Instagram, as well as the modulations and gradations around the main tone of the enunciator. Research conducted from 36 posts, from May 2019, coming from three subjects with official profiles on Twitter and Instagram: personality - Guga Chacra, private company - Netflix and public institution – Brazil’s Navy. For this, a bibliographical research was carried out in order to conceptualize and identify the main characteristics of Social Media through the concepts of Recuero (2009), Greimas Discourse Semiotics (1968) and Tone and Tonalization by the Duarte approach (2007), our theoretical-methodological approach. This path has allowed us to identify the displacements that comprise the existence of a main Tone in each social media originated in itself and this tone is reaffirmed through the narratives emitted by the users of these from the narrative structures of the emissions.
Keywords: Twitter
Instagram
Tonalização
Mídias sociais
Social media
Tonalization
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Stricto Sensu em Comunicação
Citation: NERIS, Natalie Louise Carvalho. O tom das mídias sociais: análise do Twitter e Instagram a partir das narrativas presentes nestes ambientes virtuais. 2019. 112 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Comunicação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2636
Document date: 9-Aug-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NatalieLouiseCarvalhoNerisDissertacao2019.pdfDissertação2.69 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.