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Type: Dissertação
Title: O incentivo à produção do conhecimento por meio da pesquisa na graduação na percepção dos docentes
Author(s): Fonseca, Luís Eduardo Gauterio 
First Advisor: Dravet, Florence Marie
Summary: O MEC, por meio dos novos instrumentos de avaliação externa de 2017, passou a exigir das faculdades evidências de incentivo à produção do conhecimento, por meio de grupos de estudo ou de pesquisa, e da publicação como indicadores de qualidade. Os novos instrumentos não fazem distinção de curso ou áreas de conhecimento, ou seja, todos os cursos devem “tratar” a pesquisa com o mesmo grau de importância. Mas qual o grau de importância que os docentes de diversas áreas do conhecimento atribuem à pesquisa no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da graduação? O presente trabalho tem como objetivo geral identificar, na percepção dos docentes da educação superior, que atuam em diferentes áreas do conhecimento, a importância atribuída a produção do conhecimento, por meio da pesquisa, para a formação acadêmica dos seus alunos. A construção dos referenciais teóricos do trabalho foi desenvolvida a partir de pesquisa bibliográfica. Para tanto, foram estudados autores brasileiros, dentre eles, Dalarosa, Saviani e Demo, que vêm discutindo a mencionada temática, “ensino com pesquisa”, e destacam a ausência de uma integração entre a pesquisa e o processo de formação dos alunos no ensino superior de muitas instituições. A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, constante na Constituição Federal de 1988, visa a concretização de um padrão de qualidade de oferta da educação superior, mas a pesquisa em si, só foi aparecer com indicador de qualidade das faculdades nos instrumentos de avaliação da educação superior a partir de outubro de 2017. Para realização deste trabalho, também se fez uso da pesquisa documental, visto que a legislação que regulamenta a educação superior no Brasil é considerada essencial para o entendimento do estudo. A investigação bibliográfica e documental foi sucedida pelo trabalho de campo, com aplicação de entrevistas, tabulação e análise de dados, seguidas de reflexões acerca da realidade local. No que concerne aos procedimentos metodológicos, além do caráter descritivo, foi adotada a abordagem qualitativa, por meio da entrevista semiestruturada aplicada aos docentes. Para coleta dos dados, foram aplicados vinte e cinco questionários semiestruturados, cinco para cada uma das cinco Escolas de uma Instituição de Ensino Superior (IES) particular do Distrito Federal, cada Escola agrupa cursos de diferentes áreas do conhecimento, ou seja, a primeira agrupa cursos da área de saúde, a segunda, da área de educação, a terceira, da área de ciências jurídicas, a quarta, na área de negócios e por fim, a quinta, que agrupa cursos da área de computação. Após análise dos resultados, observou-se que os docentes, de modo em geral, independente da área de formação ou atuação, consideram a pesquisa importante para os alunos de todas as Escolas, independente da área conhecimento que estudam, porém, em uma análise mais aprofundada, consideram a pesquisa ainda mais importante para alunos que estudam em cursos específicos de formação de professores e cursos da área de saúde.
Abstract: The MEC, through the new external evaluation instruments of 2017, began to demand from the faculties evidence to encourage the production of knowledge, through study groups or research, and publication as indicators of quality. The new instruments do not distinguish between courses or areas of knowledge, that is, all courses must "treat" the research with the same degree of importance. But what is the degree of importance that the teachers of several areas of knowledge attribute to the research in the teaching-learning process of undergraduate students? The present work has as general objective to identify, in the perception of higher education teachers, who work in different areas of knowledge, the importance attributed to the production of knowledge, through research, to the academic training of their students. The construction of the theoretical references of the work was developed from a bibliographical research. In order to do so, we have studied Brazilian authors, among them Dalarosa, Saviani and Demo, who have been discussing this theme, "teaching with research", and highlight the lack of integration between research and the process of training students in higher education of many institutions. The indissociability between teaching, research and extension, contained in article 207 of the Federal Constitution of 1988, aims at the realization of a quality standard of offer of higher education, but the research itself was only to appear with an indicator of the quality of the faculties in the instruments of evaluation of higher education from October 2017. For the accomplishment of this work, we also made use of documentary research, since the legislation that regulates higher education in Brazil is considered essential for the understanding of the study. The indissociability between teaching, research and extension, contained the Federal Constitution of 1988, aims at the realization of a quality standard of offer of higher education, but the research itself was only to appear with an indicator of the quality of the faculties in the instruments of evaluation of higher education from October 2017. For the accomplishment of this work, we also made use of documentary research, since the legislation that regulates higher education in Brazil is considered essential for the understanding of the study. The bibliographical and documentary research was followed by field work, with interviews, tabulation and data analysis, followed by reflections on the local reality. Regarding the methodological procedures, besides the descriptive character, the qualitative approach was adopted, through a semistructured interview applied to the teachers. To collect data, twenty-five semi-structured questionnaires were applied, five for each of the five Schools of a particular Higher Education Institution (IES) of the Federal District, each School groups courses of different areas of knowledge, ie, the first group courses in the health area, the second in the area of education, the third in the area of legal sciences, the fourth in the area of business and finally the fifth, which groups courses in the area of computing. After analyzing the results, it was observed that the teachers, in a general way, independent of the area of formation or performance, consider the research important for the students of all the Schools, independently of the area of knowledge that they study, however, in a more analysis the study is even more important for students who study in specific courses for teacher training and courses related to health.
Keywords: Iniciação científica
Educação superior
Avaliação institucional
Políticas educacionais
Produção do conhecimento
Institutional evaluation
Educational policies
College education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Stricto Sensu em Educação
Citation: FONSECA, Luís Eduardo Gauterio. O incentivo à produção do conhecimento por meio da pesquisa na graduação na percepção dos docentes. 2019. 112 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2628
Document date: 7-Aug-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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