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Type: Dissertação
Title: A interpretação e a tradução das políticas globais de formação continuada de professores em uma escola pública baiana
Author(s): Almeida, Eudira da Silva Pinto 
First Advisor: Ferreira, Valdivina Alves
Summary: O objeto de investigação desta pesquisa é a tradução da política global de formação continuada de professores no contexto de uma escola municipal baiana. Esta investigação insere-se na linha de pesquisa “Política, Gestão e Avaliação da Educação”, e mantém interface com a linha “Processo Educacional e Formação de Professores”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB). O objetivo geral é investigar como os professores de uma escola municipal da Bahia interpretam e traduzem as políticas globais da formação no contexto de sua prática docente. Os objetivos específicos são: 1) caracterizar as diretrizes para a formação de professores da educação básica nas políticas globais; 2) contextualizar as políticas de formação de professores no âmbito brasileiro a partir das reformas da década de 1990; 3) contextualizar como os professores da rede municipal traduzem e interpretam as políticas globais e sua relação com as políticas locais de formação continuada docente. Trata-se de um estudo de caso, qualitativo, que se inspira no método do Ciclo de Políticas, trajetória em nível transversal de análise de políticas. O ciclo de políticas apresenta cinco contextos de análise não lineares nos quais são utilizados o contexto da produção de texto e o contexto da prática. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal de Barreiras, estado da Bahia. Além da pesquisa bibliográfica e da pesquisa documental, destacando os documentos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), elaborados na Conferência Mundial de Educação para Todos nos anos de 1990, 2000 e 2015, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB n. 9.394/1996), o Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), o Plano Estadual de Educação da Bahia (PEE-BA 2015-2025) e o Plano Municipal de Educação de Barreiras (PME-BAR 2014-2024); para a coleta de dados empíricos utilizou-se os instrumentos de observação não participante em dois cursos de formação continuada da Secretaria Municipal de Educação, no período de maio a agosto de 2018. Para o registro das observações, usou-se o recurso do diário de campo, e proposição de questionários aos professores que atuam no ensino fundamental. Os dados coletados foram analisados com base na Análise de Conteúdo, segundo a abordagem de Bardin (2011). Os resultados indicam que os professores interpretam e traduzem as políticas de formação continuada como fragmentadas, uma vez que não atendem, na sua totalidade, às suas reais necessidades. Estão insatisfeitos com as temáticas escolhidas para as formações e com o tempo de duração dos cursos de formação. Os professores não tiveram acesso aos textos das políticas, embora os textos sejam de domínio público, não são consultados quando alguma proposta de formação é implementada, no sentido de serem considerados como atores dessas políticas.
Abstract: The object of this research is the translation of the global policies of continuing teacher education in a county school in Bahia state. It follows the research line of "Policy, Management, and Evaluation of Education", and still has an interface with the "Educational Process and Teacher Training" line of the Postgraduate Program in Education of the Catholic University of Brasilia (UCB). The main objective is to investigate how county school teachers in Bahia interpret and translate the global policies for teacher training in their teaching practice. The specific objectives are 1) to characterize the guidelines for basic education teachers training in global policies; 2) to contextualize the policies of teacher training in Brazil since 1990’s reforms; 3) contextualize how county school teachers translate and interpret global policies and their relationship with local policies of continuing teacher education. It is a qualitative case study based on the Policy Cycle analytical method, at a transversal level trajectory of policy analysis. The policy cycle presents five non-linear analytical contexts, but only text production and practice contexts were used. The research was carried out in a county school in Barreiras, Bahia. In addition to bibliographical and documentary researches, highlighting the documents of the United Nations for Education, Science and Culture (Unesco), prepared at the World Conference on Education for All in the years 1990, 2000 and 2015, The National Education Plan (PNE 2014-2024), the State Education Plan of Bahia (PEE-BA 2015-2025) and the County Education Plan of Barreiras (PME 2014-2024); for empirical data collection, non-participant was used as observational instruments in two continuing education courses of the County Education Department, from May to August 2018. For recording the observations, a field journal and questionnaires were used to elementary school teachers. The data were analyzed based on the Content Analysis according to Bardin (2011). The results indicate that teachers interpret and translate continuing education policies as fragmented since they do not fully meet their real needs. Teachers are dissatisfied with the themes chosen for the training and its duration. Teachers did not have access to policy texts, although the texts are in the public domain, they are not consulted when some training is proposed, in order to be considered as actors of these policies.
Keywords: Unesco
Educação básica
Políticas de formação de professores
Teacher training policies
Basic education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Stricto Sensu em Educação
Citation: ALMEIDA, Eudira da Silva Pinto. A interpretação e a tradução das políticas globais de formação continuada de professores em uma escola pública baiana. 2019. 163 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2626
Document date: 8-Mar-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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