Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2611
Type: Dissertação
Title: Possibilidades de superação do suicídio entre estudantes do ensino fundamental
Author(s): Lacerda, Elias Pereira de 
First Advisor: Síveres, Luiz
Summary: No mundo atual, cada vez mais fragmentado e líquido, as pessoas parecem se tornar invisíveis umas para as outros, caracterizando uma sociedade surda, cega e muda. A busca pelo ter faz com que as pessoas se esqueçam, muitas vezes, que são seres humanos repletos de valores e sentimentos, chegando ao ponto de se tornarem excluídos invisíveis, ignorando os fatores de risco e sinais do fenômeno do suicídio de pessoas em sofrimento ao seu lado. Nesse cenário, a realização de uma pesquisa oferece reflexões sobre o tema Possibilidades de Superação do Suicídio entre Estudantes do Ensino Fundamental como forma de contribuir para que o indivíduo se torne visível e demonstre os fatores de proteção que têm contribuído para entender que viver é a melhor opção. Este trabalho teve como objetivo geral identificar os fatores de risco da tentativa de suicídio e os possíveis fatores de superação entre estudantes do Ensino Fundamental e buscou perceber possíveis fatores de risco e sinais de suicídio no aluno; capturar as possibilidades voltadas para a superação do suicídio entre os alunos do Ensino Fundamental e identificar as pessoas e instituições e suas contribuições para a superação do suicídio entre alunos do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa-exploratória, que lançou mão do estudo de campo, gerando dados mediante a entrevista semiestruturada. A análise dos dados possibilitou ao pesquisador a inferência e a interpretação dos dados. Os resultados evidenciam possíveis fatores de risco do suicídio entre alunos do Ensino Fundamental, como a falta de atenção da família, bullying, automutilação, depressão e invisibilidade. Em relação aos sinais de suicídio apareceu o comportamento antissocial e a solidão. A música e o choro prevaleceram entre os fatores de proteção. Ainda, a figura materna e os amigos contribuíram com diálogo e acolhimento. O estudo, ao final, apresenta algumas recomendações voltadas aos sinais, fatores de risco, estratégias e contribuições de pessoas e instituições para a superação do suicídio entre alunos nesse nível de escolaridade.
Abstract: In today's increasingly fragmented and liquid world, people seem to become invisible to each other, characterizing a deaf, blind and mute society. The search for fear often causes people to forget that they are human beings full of values and feelings, to the point of becoming invisible excluded, ignoring the risk factors and signs of the suicide phenomenon of people in distress your side. In this scenario, conducting a research offers reflections on the theme Possibilities for Overcoming Suicide among Primary School Students as a way to contribute to the individual becoming visible and demonstrating the protection factors that have contributed to understanding that living is the best option. This study aimed to identify the risk factors of the suicide attempt and the possible factors of overcoming among elementary school students and sought to understand possible risk factors and signs of suicide in the student; to capture the possibilities for overcoming suicide among elementary school students and to identify the people and institutions and their contributions to overcoming suicide among elementary school students. It is a qualitative-exploratory research, which used the field study, generating data through the semi-structured interview. The analysis of the data enabled the researcher to infer and interpret the data. The results show possible suicide risk factors among elementary school students, such as lack of family attention, bullying, self-mutilation, depression and invisibility. In relation to the signs of suicide appeared antisocial behavior and loneliness. Music and crying prevailed among the protective factors. Still, the mother figure and the friends contributed with dialogue and welcome. The study, at the end, presents some recommendations aimed at the signs, risk factors, strategies and contributions of people and institutions for overcoming suicide among students at this level of schooling.
Keywords: Depressão
Estudantes
Tentativa de suicídio
Suicide attempt
Depression
Students
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Stricto Sensu em Educação
Citation: LACERDA, Elias Pereira de. Possibilidades de superação do suicídio entre estudantes do ensino fundamental. 2019. 137 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2611
Document date: 4-Jul-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EliasPereiradeLacerdaDissertacao2019.pdfDissertação1.11 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.