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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Self-digital como uma perspectiva sobre a construção das identidades organizacionais nas mídias sociais
???metadata.dc.creator???: Oliveira, Tatiane Rodrigues C. de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Gomes, Victor Márcio Laus Reis
???metadata.dc.description.resumo???: O estudo consiste em uma reflexão sobre as transformações nos processos de formação da identidade das organizações com as mídias sociais. Tendo como referência teórico-metodológica o paradigma da complexidade de Edgar Morin, além dos estudos propostos por George Herbert Mead, Erving Goffman e Anthony Giddens sobre identidade, apresenta-se um novo conceito, o self-digital. O self-digital é a reflexividade do self no ambiente digital. É uma espécie de personagem nas mídias sociais, que se reafirma a partir da construção de narrativas por meio de textos e imagens que possibilitam o seu reconhecimento e legitimação social. Nesse sentido, as organizações constroem seu self-digital de maneira complexa, provisória, simbólica e interacional. A comunicação organizacional se tece como fio condutor para a construção dessas narrativas e as imagens ganham relevância porque permitem a interação simbólica, elo de aproximação, e suprem a ausência física das mídias sociais. São as imagens que representam o mundo, empresas, traçam comportamentos, levam experiências, estilos e, assim, criam modelos que nos levam à sensação de hiper-realidade, do pensamento mitológico/mágico. Neste trabalho, propomos um método para análise de imagens nas mídias sociais e o aplicamos para avaliar dois bancos públicos no Instagram, a Caixa Econômica Federal (CEF) e o Banco do Brasil (BB). Observa-se que a interação com as imagens dessas empresas, ao longo do tempo, vai gerando um processo identificatório e relacional, de conexão simbólica com os usuários no ambiente digital, que possui fragilidades e pode ser abalado a qualquer tempo.
Abstract: The study consists of reflection about the transformations in the processes of the identity formation of organizations with the social media. Taking as theoretical-methodological reference the paradigm of the complexity of Edgar Morin, in addition to the studies proposed by George Herbert Mead, Erving Goffman and Anthony Giddens on identity, presents a new concept, the self-digital. The self-digital is the reflexivity of the self in the digital environment. It is a kind of character in social media, reaffirmed by the construction of narratives through texts and images, which enable their recognition and social legitimation. In this context, organizations make up their self-digital in a complex, provisional, symbolic and interactive way. Organizational communication is woven as a guideline for the construction of these narratives and the images gain relevance because they allow symbolic interaction, a link of approximation, and fill the physical absence of social media. It is the images that represent the world, the companies, define behaviors, take experiences, styles and thus create models that lead us to the sensation of hyper-reality, of mythological/magical thinking. In this work, we propose a method for image analysis in social media and applied it to evaluate two public banks in Instagram, Caixa Econômica Federal and Banco do Brasil. It is observed that the interaction with the images of these companies, over time, generates an identification and relational process, of symbolic connection with the users in the digital environment, that has frailties and can be affected at any moment.
Keywords: Self
Imagem
Identidade
Self-digital
Organização
Mídias sociais
Comunicação organizacional
Organizational communication
Organization
Social media
Digital-self
Identity
Image
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
???metadata.dc.publisher.initials???: UCB
???metadata.dc.publisher.department???: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa Stricto Sensu em Comunicação
Citation: OLIVEIRA, Tatiane Rodrigues C. de. Self-digital como uma perspectiva sobre a construção das identidades organizacionais nas mídias sociais. 2019. 96 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Comunicação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2609
Issue Date: 16-May-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação

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