???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2608
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: As estratégias de criação e convencimento da realidade: um estudo de caso do documentário Super Size Me
???metadata.dc.creator???: Roncador, Natália Lázaro 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Kieling, Alexandre S.
???metadata.dc.description.resumo???: A expectativa do público de encontrar diferentes fontes informativas, confiáveis e independentes de influências econômicas e políticas tem como consequência o aumento da produção e da procura de narrativas documentais. Com o objetivo de renovar suas fontes de referência e leitura do mundo, o público passa a consumir o gênero fílmico na exigência de adquirir um retrato real da realidade. Porém, o documentarista, na posição de cineasta, embora tenha atenção aos fatos, a liberdade de abordagem lhe permite um olhar sobre a verdade relatada. Trata-se da construção da realidade narrada, de uma percepção ideológica do diretor figurada em uma produção cinematográfica. Dessa forma, se mostra relevante conhecer quais são as estratégias predominantes no filme de não ficção capazes de convencer o público sobre a veracidade de um recorte da realidade. Nesse cenário, optamos por estudar um filme de grande repercussão pela crítica especializada e com sucesso de bilheteria, o documentário Super Size me (Morgan Spurlock, EUA, 2004).
Abstract: The expectation of the public to find different sources of information, reliable and independent of economic and political influences has the consequence of increasing production and search for documentary narratives. In order to renew its sources of reference and reading of the world, the public begins to consume in the demand to acquire a real picture of reality. However, the documentarist, in the position of filmmaker, although he has attention with the facts, the freedom to choose a point of view allows him a look at the truth reported. It is the construction of narrated reality, of an ideological perception of the director figured in a cinematographic production. Thus, it is relevant to know what are the strategies predominant to the non-fiction film capable of convincing the public about the veracity of a reality cut. In this attempt, we chose to study a film of great repercussion by the specialized, the documentary Super Size me (Morgan Spurlock, USA, 2004).
Keywords: Verdade
Realidade
Não ficção
Jornalismo
Documentário
Documentary
Journalism
Non fiction
Reality
Truth
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
???metadata.dc.publisher.initials???: UCB
???metadata.dc.publisher.department???: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa Stricto Sensu em Comunicação
Citation: RONCADOR, Natália Lázaro. As estratégias de criação e convencimento da realidade: um estudo de caso do documentário Super Size Me. 2019. 167 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Comunicação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2608
Issue Date: 14-Mar-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NataliaLazaroRoncadorDissertacao2019.pdfDissertação2.22 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.