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???metadata.dc.type???: Tese
Title: Diferentes olhares sobre os Jogos Escolares Brasileiros: retrospectiva, perspectiva dos gestores, nível técnico e atletas olímpicos
???metadata.dc.creator???: Arantes, André Almeida Cunha 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Melo, Gislane Ferreira de
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo geral desta tese foi identificar o papel dos Jogos Escolares Brasileiros na formação do atleta do Esporte de Rendimento. Esta pesquisa é composta por quatro estudos de caso independentes, que trazem diferentes olhares, porém orientados para o mesmo objeto: os Jogos Escolares Brasileiros. O primeiro estudo teve como objetivo investigar a história dos Jogos Escolares Brasileiros. O método usado foi a análise documental dos Boletins dos Jogos entre os anos 1969 e 2010, encontrados no Ministério do Esporte e no Comitê Olímpico Brasileiro. O segundo estudo teve como objetivo investigar a percepção de 8 gestores de esporte, sendo um ministro do Esporte, três secretários nacionais de Esporte e quatro coordenadores gerais dos Jogos Escolares Brasileiros. O método usado foi de entrevistas semiestruturadas. O terceiro estudo teve como objetivo avaliar o nível técnico dos Jogos Escolares Brasileiros ente 2005 e 2010. A amostra foi constituída pelos atletas escolares medalhistas do sexo masculino e feminino, nas modalidades natação, xadrez, tênis de mesa, basquete, handebol e judô, faixa etária de 12 a 14 anos. Foram criados critérios de seleção com base em informações disponibilizadas pelos coordenadores e técnicos de modalidades esportivas, que possibilitaram a aferição do nível técnico da amostra. O quarto estudo teve como objetivo identificar se atletas participantes dos Jogos Escolares Brasileiros entre 1969 e 2014, chegaram as Olimpíadas. O método usado foi uma pesquisa de cunho exploratório e descritivo, que envolveu levantamento documental e bibliográfico. Fizeram parte da amostra 433 homens e mulheres atletas, nas modalidades atletismo, natação, judô e ginástica rítmica, os quais participaram das Olimpíadas entre 1972 e 2016. Os resultados apontam que a história dos Jogos Escolares Brasileiros pode ser subdividida em quatro fases e é possível encontrar relação entre os acontecimentos esportivos e políticos do país. O nível técnico dos jogos escolares no período entre 2005 e 2010, foi de 46,3% e aumentou da primeira a última edição. Observou-se que as melhores atletas do sexo feminino participaram mais dos jogos escolares. Os participantes dos Jogos Escolares Brasileiros chegaram às Olimpíadas com frequência de 43,4% nas modalidades atletismo, natação, judô e ginástica ritmica. Observou-se que as atletas do sexo feminino chegaram as olimpíadas em maior percentual que os atletas do sexo masculino. Pode-se afirmar que além da intenção da descoberta de talentos esportivos manifesta nos boletins e na perspectiva dos gestores de esporte, bom nível técnico foi observado nos jogos escolares entre 2005 e 2010 além de uma quantidade importante de atletas escolares que chegaram as Olimpíadas, indicando assim, significativa contribuição dos Jogos Escolares Brasileiros para formação de atletas no país.
Abstract: The purpose of this thesis was to identify the role of the Brazilian School Games in the formation of High-performance Sports. This research is composed of four independent case studies, that bring different looks, but oriented towards the same object: the Brazilian School Games. The first study aimed to investigate the history of the Brazilian School Games. This study applied a documentary analysis of game newsletters between the years 1969 and 2010, found in the Ministry of Sport and the Brazilian Olympic Committee. The second study aimed to investigate about the perception of 8 sports managers, among wich there was a minister of Sport, three national secretaries of Sport and four general coordinators of the Brazilian School Games. The method used semi-structured interviews. The third study aimed to evaluate the technical level of the Brazilian School Games between 2005 and 2010. The sample consisted of male and female medal athletes in the swimming, chess, table tennis, basketball, handball and judo classes, under the age range of 12 to 14 years old. Selection criteria created based on information provided by the coordinators and technicians of sports modalities, enabled the calibration of the technical level of this sample. The fourth study aimed to identify if athletes participating in the Brazilian School Games between 1969 and 2014 achieved the Olympics games. The method used was an exploratory and descriptive research, which involved a documental and bibliographical survey. The sample consisted of 433 men and women athletes in athletics, swimming, judo and rhythmic gymnastics, who participated in the Olympics between 1972 and 2016. The results indicate that the history of the Brazilian School Games can be subdivided into four phases and it is possible to find a relationship between the sporting and political events of the country. The technical level of school games in the period between 2005 and 2010 corresponded to 46.3% and increased from the first to the last edition. It was observed that the best female athletes participated more in school games. The participants of the Brazilian School Games made it to the Olympics with a frequency of 43.4% in the athletics, swimming, judo and rhythmic gymnastics. It was observed that the female athletes made it to the Olympic Games in a greater percentage than the male athletes. We may affirm that, along with the intention of recruiting sport talents, as manifested in bulletins and in the perspective of sports managers, a good technical level was observed in the school games between 2005 and 2010, together with a significant amount of school athletes that arrived at the Olympics. Thus, this indicates a significant contribution of the Brazilian School Games to the training of athletes in the country.
Keywords: Educação
Esporte escolar
Jogos escolares
Políticas públicas
School games
Public policies
School sports
Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
???metadata.dc.publisher.initials???: UCB
???metadata.dc.publisher.department???: Escola de Saúde e Medicina
???metadata.dc.publisher.program???: Programa Stricto Sensu em Educação Física
Citation: ARANTES, André Almeida Cunha. Diferentes olhares sobre os Jogos Escolares Brasileiros: retrospectiva, perspectiva dos gestores, nível técnico e atletas olímpicos. 2019. 114 f. Tese (Programa Stricto Sensu em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2602
Issue Date: 25-Mar-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação Física

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