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Type: Tese
Title: A ciência, a pós-graduação em biotecnologia e o percurso profissional
Author(s): Pereira, Thaís Almeida 
First Advisor: Cunha, Célio da
Summary: Por meio da pós-graduação o Brasil tem buscado a consolidação de sua base científica e formação de recursos humanos capacitados para solução de problemas regionais e nacionais. A adequação entre o nível e tipo de formação acadêmica e a situação profissional tem sido um tema de debate muito presente. De maneira geral, o destino de mestres e doutores formados pela pós-graduação brasileira é um tema com possibilidade e necessidade de exploração. A área de Biotecnologia é considerada como área estratégica ao desenvolvimento e apontada como prioritária para o crescimento, em termos de criação de novos cursos de mestrado e doutorado. Não se detectaram estudos com egressos nessa área. Esta tese buscou analisar, por meio de um estudo de caso, as repercussões da Pós-Graduação em Biotecnologia para a vida profissional de mestres e doutores que se formaram no período de 2013 a 2016 em um programa que possui nível de excelência segundo dados da última avaliação realizada pela Capes. Para atingir esse objetivo foram realizadas: análise da área de Biotecnologia levando em conta sua conceituação, áreas de aplicação, como área estratégica, paradigma filosófico e enquanto área de avaliação da Capes; análise do contexto da evolução das Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Ciência, da Pós-Graduação e da formação e inserção de mestres de doutores no Brasil; estado da arte de estudos sobre egressos da pós-graduação stricto sensu; identificação dos egressos, em nível de mestrado acadêmico e doutorado, titulados no período de 2013 a 2016; identificação do perfil e do destino profissional e da percepção das repercussões da formação por parte dos egressos. Fez-se o uso de informações obtidas no Currículo Lattes, da aplicação de questionários e da realização de entrevistas. A análise de conteúdo das respostas ao questionário e às entrevistas se deu por análise temática. Dividiu-se a análise de conteúdo em perfil dos egressos, motivações para ingresso na pós-graduação, competências e atributos, vida e inserção profissional, e satisfação com trabalho e formação. Como achados mais relevantes se pode destacar que há a descrição de maiores dificuldades de inserção profissional nos últimos anos. Entre os empregados, a maioria dos participantes da pesquisa relataram algum tipo de melhoria profissional após a conclusão do curso. Para a maioria houve aumento na remuneração e oportunidade de melhoria profissional após o mestrado e/ou doutorado. Como principais motivações que os levaram a cursar a pós-graduação constam contribuir com a ciência e proporcionar uma carreira melhor remunerada. Em relação à satisfação com o trabalho e relações com colegas e chefia, encontram-se satisfeitos e possuem boas relações. A remuneração e benefícios do cargo são consideradas como regulares. Os dados revelam que a inserção profissional do pessoal objeto desta pesquisa está ocorrendo de maneira diversificada. Este estudo mostra evidências, mas é uma pesquisa que se vincula muito às oscilações do mercado de trabalho. Entretanto, é clara a necessidade do país de elaborar um projeto nacional de desenvolvimento que seja capaz de compreender a ciência, tecnologia e inovação enquanto projeto de nação.
Abstract: Through the postgraduate course Brazil has sought to consolidate its scientific base and the training of qualified human resources to solve regional and national problems. The adequacy between the level and type of academic training and the professional situation has been a very present topic of debate. In general, the fate of masters and doctors graduated by the Brazilian postgraduate is a subject with possibility and necessity of exploration. The area of Biotechnology is considered as a strategic area for development and pointed as a priority for growth, in terms of the creation of new Masters and PhD courses. We did not detect studies with graduates in this area. This thesis sought to analyze, through a case study, the repercussions of the Postgraduate in Biotechnology for the professional life of masters and doctors who graduated in the period from 2013 to 2016 in a program that has a level of excellence according to the last evaluation carried out by Capes. In order to achieve this goal, the following areas were analyzed: the Biotechnology area, taking into account its conception, application areas, strategic area, philosophical paradigm and Capes evaluation area; analysis of the context of the evolution of the Policies of Science, Technology and Innovation, of Science, of Post- Graduation and of the formation and insertion of masters of doctors in Brazil; state of the art of studies on postgraduate students stricto sensu; identification of graduates, at an academic master's and doctorate level, graduated from 2013 to 2016; identification of the profile and the professional destination and the perception of the repercussions of the training on the part of the graduates. The information obtained in the Curriculum Lattes, the application of questionnaires and interviews were used. Content analysis of the questionnaire responses and the interviews was done by thematic analysis. The analysis of content in profiles of graduates, motivations for entry into the postgraduate course, competences and attributes, life and professional insertion, and satisfaction with work and training were divided. As the most relevant findings it can be highlighted that there is a description of greater difficulties of professional insertion in recent years. Among the employees, most of the survey participants reported some kind of professional improvement upon completion of the course. For the majority there was increase in the remuneration and opportunity of professional improvement after the masters and / or doctorate. The main motivations that led them to graduate are to contribute to science and provide a better paid career. Regarding job satisfaction and relationships with colleagues and boss, they are satisfied and have good relationships. The remuneration and benefits of the position are considered as regular. The data reveal that the professional insertion of the personnel object of this research is occurring in a diversified way. This study shows evidence, but it is a research that is closely linked to the oscillations of the labor market. However, the country's need to develop a national development project that is capable of understanding science, technology and innovation as a nation project is clear.
Keywords: Mestres
Doutores
Egressos
Avaliação
Biotecnologia
Pós-graduação
Postgraduate studies
Biotechnology
Evaluation
Egressos
Masters
Doctors
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Stricto Sensu em Educação
Citation: PEREIRA, Thaís Almeida. A ciência, a pós-graduação em biotecnologia e o percurso profissional. 2019. 295 f. Tese (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2592
Document date: 12-Mar-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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