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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: As capacitações de ledores e transcritores para inclusão e acesso em processos seletivos à educação superior: a percepção dos egressos
???metadata.dc.creator???: Aguirre, Dário de Ávila 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Sousa, Carlos Ângelo Meneses de
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa apresenta a percepção de Ledores e Transcritores sobre o potencial de efetividade do curso de capacitação em gerar os conhecimentos e atitudes para atendimento de pessoas com deficiências que realizam provas de avaliação da Educacão Básica, seleções ou concursos públicos. Foram traçados o perfil dos egressos; os elementos motivacionais para ingresso no curso; a opinião sobre os aspectos acadêmicos e a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos. De caráter qualitativo, a pesquisa usou a Teoria Fundamentada em Dados tomando por base Straus e Corbin; Glaser e Tarozzi, bem como aportes de Alves, Freire, Goffman, Xiberras, entre outros. A coleta e geração de dados foram realizadas por meio de 333 questionários eletrônicos que mesclaram questões abertas e fechadas. As respostas analisadas indicaram que o curso: (1) prepara para gerar soluções de acessibilidade mesmo em situações imprevistas, (2) ajuda a eliminar o preconceito sobre as dificuldades e potencialidades das pessoas que são atendidas, (3) possibilita o desenvolvimento de habilidades práticas essenciais à atuação e (4) deixaram os cursistas empolgados para serem Ledores ou Transcritores. Pode-se alegar que os egressos percebem-se preparados (96%) e confiantes (98%) para atuar em processos avaliativos e seletivos. Também percebem que sua atuação é bem aceita pelo público atendido (96%), afirmam que as capacitações têm fornecido conhecimentos e atitudes necessárias a uma boa atuação e que as capacitações são imprescindíveis para a ação destes profissionais (99%). São apontadas como sugestões de melhoria uma intensificação das atividades práticas na área de exatas, uma readequação dos instrumentos de aplicação de provas e um tempo maior de curso.
Abstract: The research brings out the perception of transcribers and readers about the potential efectiveness of training course in generating knowledge and attitudes to support people with disabilities especially those who make selective processes. Therefore, they considered the profile of graduates; as well as the motivational elements to the course's admission; the opinion related on academic aspects and the applicability of acquired knowledge. Thus, the research usedthe Grounded Theory in Data based on Glaser; Straus and Corbin and Tarozzi, as well as contributions from Alves, Goffman, Xiberras, etc. The data colections were performed through 333 electronic questionnaires that combined structured and open questions. The answeres have assigned that the course: (1) prepare to bring accessibility solutions even in unpredictable situations, (2) help to finiss with prejudice in relation to dificulties and potentialities of people are assisted, (3) enable development of practical skills which are essential to the performance and (4) leave trainers excited to be Readers or Transcribers. It can be argued that graduates perceive themselves prepared (96%) and confident (98%) to act in evaluative and selective processes. They also perceive that their performance is well accepted by the public attended (96%), affirm that the training has provided the knowledge and attitudes necessary for a good performance and that the skills are essential for the action of these professionals (99%). Suggestions for improvement include an intensification of practical activities in the area of exams, a re-adjustment of the instruments of application of tests and a longer time of course.For this reason, an intensification in practical activities in science nature area, a rearrangement of the applicated instruments in these tests, and besides a greater time of course.
Keywords: Desigualdade
Ensino superior
Educação inclusiva
Política educacional
Ledores e transcritores
Readers e transcribers
Inclusive education
Higher education
Inequality
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
???metadata.dc.publisher.initials???: UCB
???metadata.dc.publisher.department???: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa Stricto Sensu em Educação
Citation: AGUIRRE, Dário de Ávila. As capacitações de ledores e transcritores para inclusão e acesso em processos seletivos à educação superior: a percepção dos egressos. 2019. 165 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2588
Issue Date: 25-Feb-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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