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Type: Dissertação
Title: Educação financeira e percepção sobre testes de estresse
Author(s): Braz, Tércio de Matos 
First Advisor: Silva, Thiago Christiano
Summary: A discussão sobre a metodologia de testes de estresses na visão da supervisão bancária e de bancos tem aumentado nos últimos anos. Se por um lado é claro para o regulador o benefício do exercício de testes de estresse por bancos para garantir a estabilidade financeira de uma economia, não há evidência na literatura como os consumidores de produtos e serviços financeiros bancários percebem que esses testes agregam valor à instituição financeira. Por outro, não tem comprovação como o nível de educação financeira dos consumidores influencia nessa valoração. Esse trabalho propõe estudar essas questões de maneira empírica usando uma abordagem experimental com grupo de tratamentos e controle. Identificou-se que, ao revelar que bancos exercem atividades de testes de estresse ao grupo de tratamentos, consumidores abrem mão da lucratividade e escolhem bancos menos lucrativos, porém executam testes de estresse. Tal comportamento indica que, na visão dos consumidores, os testes de estresse asseguram à instituição segurança, confiança e maior estabilidade financeira. Constatou-se também que consumidores com maiores níveis de educação financeira reconhecem ainda mais a importância de teste de estresse. Conclui-se que é desejável a promoção de políticas públicas pelas entidades públicas e privadas no campo da educação financeira que elevem o nível de informações aos consumidores para aprimoramento das decisões financeiras, maximizando o bem-estar.
Abstract: The discussion on stress testing methodology in banking and banking supervision has increased in recent years. While on the one hand it is clear to the regulator the benefit of stress testing by banks to ensure the financial stability of an economy, there is no evidence in the literature as consumers of banking financial products and services realize that these tests add value to the institution financial management. On the other hand, it has no proof how the level of financial education of consumers influences this valuation. This work proposes to study these issues in an empirical way using an experimental approach with a group of treatments and control. It has been identified that by revealing that banks exercise stress testing activities to the treatment group, consumers forego profitability and choose less profitable banks, but perform stress tests. Such behavior indicates that, in the view of consumers, stress tests ensure the institution security, confidence and greater financial stability. It was also found that consumers with higher levels of financial education recognize the importance of stress testing even more. It is concluded that it is desirable to promote public policies by public and private entities in the field of financial education that raise the level of information to consumers to improve financial decisions, maximizing well-being.
Keywords: Testes de estresse
Tomada de decisão
Educação financeira
Estabilidade financeira
Economia comportamental
Behavioral economics
Financial education
Financial stability
Decision making
Stress testing
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Gestão e Negócios
Program: Programa Stricto Sensu em Economia de Empresas
Citation: BRAZ, Tércio de Matos. Educação financeira e percepção sobre testes de estresse. 2019. 131 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Economia de Empresas) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2582
Document date: 15-Feb-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Economia de Empresas

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