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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Discursos organizacionais no Festival Folclórico de Parintins - AM: as percepções do público quanto ao uso da cultura popular no contexto da comunicação mercadológica
???metadata.dc.creator???: Miranda, Ana Paula Almeida 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Dias, Robson Borges
???metadata.dc.description.resumo???: O estudo tem por objetivo avaliar a percepção dos públicos do Festival Folclórico de Parintins no que tange aos aspectos e fatores ambientais de comportamento do consumidor baseados na cultura e subcultura dos grupos de referência em questão: Garantido e Caprichoso. A problemática da pesquisa concentra-se na reflexão de que a identidade de cada sociedade, quando apropriada pelas marcas, ganha preferência frente à possível difusão de preceitos de outras culturas. A investigação é amparada pelos métodos da pesquisa teórica, exploratória, empírica e qualitativa. Justifica-se por ser fenômeno inserido no contexto de essencialismo estratégico (SPIVAK, 2003) feito por organizações em seus produtos, bens e serviços. Como amparo teórico, recorre-se, sobretudo, aos estudos de Beltrão (1980), Marques de Melo (2013) e Lucena Filho (2012) e às teorias da Folkcomunicação e Folkmarketing, genuinamente brasileiras. Os resultados revelam que conhecer o público-alvo e sua cultura local incidem diretamente nos efeitos da comunicação mercadológica.
Abstract: The aim of this study is to evaluate the perception of the audience of Parintins Folklore Festival regarding aspects and environmental behavior factors of the consumers based on the culture and subculture of the reference groups in question: Garantido and Caprichoso. The problematic of the research focuses on the reflection that the identity of each society, when appropriated by the brands, gains preference over the possible diffusion of the precepts from other cultures. The investigation is supported by the methods of the theoretical, exploratory, empirical and qualitative research. It is justified for being a phenomenon inserted in the strategic essentialism (SPIVAK, 2003) context made by organizations in their products, goods and services. As a theoretical support, the studies of Beltrão (1980), Marques de Melo (2013) and Lucena Filho (2012) and the genuinely Brazilian theories of Folk marketing and Folk communication are used. The results show that knowing the target audience and their local culture directly affects the effects of marketing communication.
Keywords: Folkmarketing
Folkcomunicação
Comunicação mercadológica
Festival Folclórico de Parintins
Parintins Folklore Festival
Marketing communication
Folk communication
Folk marketing
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
???metadata.dc.publisher.initials???: UCB
???metadata.dc.publisher.department???: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa Stricto Sensu em Comunicação
Citation: MIRANDA, Ana Paula Almeida. Discursos organizacionais no Festival Folclórico de Parintins - AM: as percepções do público quanto ao uso da cultura popular no contexto da comunicação mercadológica. 2019. 207 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Comunicação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2575
Issue Date: 17-Dec-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação

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