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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: (Re)produção de sentidos em partidos políticos brasileiros: uma análise do núcleo manifesto das marcas Podemos, Avante e Patriota
???metadata.dc.creator???: Petitinga Júnior, Paulo Roberto Lima 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Gomes, Victor Márcio Laus Reis
???metadata.dc.description.resumo???: Os eleitores brasileiros têm sido surpreendidos com os diversos anúncios de mudanças de marcas entre os partidos políticos brasileiros, especialmente no ano 2010. O movimento de mudança de marcas entre tais organizações não é recente, com os primeiros casos registrados ainda na década de 1990, mas tem se intensificado, mais de 20 anos após o primeiro caso, como uma resposta à entrada em vigor da Cláusula de Barreira (EC 97/17) que ameaça a sobrevivência dos partidos políticos com baixo desempenho eleitoral. Além disso, o Brasil tem testemunhado uma profunda crise de representação entre os eleitores, cada vez mais indignados com as recorrentes denúncias de corrupção e uso temerário dos recursos públicos por parte da classe política. De sorte que, para muitas organizações partidárias, a mudança de marca deixa de ser uma opção e passa a figurar-se como única possibilidade de ressignificação frente aos eleitores. O estudo investiga a produção de sentidos associados à mudança de marca de partidos políticos brasileiros, compreendendo-os como sistemas/organizações e sua constituição comunicativa, além da relação de acoplamento estrutural entre as organizações partidárias e o ambiente, o sistema político brasileiro, considerando a construção do discurso do núcleo manifesto de marca. Portanto, partimos da premissa de que cabe à marca, um fenômeno tão relevante à sociedade pós-moderna, a capacidade de representação simbólica dos partidos políticos, compreendidos, a priori, como organizações democráticas com fins de defesa dos interesses coletivos. O movimento de mudança da marca é, em si, um movimento de tentativa de reprodução de sentido dos partidos políticos frente a seus públicos, incluindo aí, sobretudo, seus eleitores. O que buscamos é, pela análise do núcleo manifesto da marca – nome, icotipo e slogan –, compreender como as mudanças em sua constituição impactam na reprodução de sentido dessas organizações políticas. Como resultado, compreendemos que as organizações partidárias, demandadas pelo meio político brasileiro a operarem a autopoiesis para evitar um possível desacoplamento estrutural, buscaram a reprodução de discurso em narrativas reconhecidas no meio político brasileiro, com base nas heterorreferências do sistema sobre seu meio, pois, com isso, os riscos inerentes à renovação do discurso organizacional seriam mitigados.
Abstract: Brazilian voters have been surprised by lots of rebranding decisions by political parties, mainly in the last decade. Nevertheless, this movement isn’t recent: It’s started in the 1990’s and intensify twenty years late as a response to the risks generated by the approval of a kind of performance prerequisite which have will interfere in some benefits of political parties that no would reach determinate electoral goals. Besides that, the Brazilian political system has been affected by a deep representation’s crisis among the voters, fostered by the continuing corruption’s scandals involving political agents. Nevertheless, for some Brazilian political parties the brand’s change isn’t only a choice but one last attempt to rebuild its organizational image among its voters. This study sought to investigate the construction of meanings associated with the Brazilian political parties’ brand changes. For this, we analyzed the political parties as social systems crated though communication efforts. So, we began our analysis with the premise that brands are a relevant phenomenon for the postmodern society, because of its symbolism and ability to show which is (or even isn't) the organization it's embodying. As result of our empiricus effort, it’s possible to understand that the Brazilian political parties operate a kind of autopoiesis to avoid a possible structural decoupling from its environment, handling Brazilian's recognized narratives to produce new discourses, then it was been possible to reduce the risks inherent in this organizational renew.
Keywords: Marca
Partidos políticos
Semiótica discursiva
Pensamento sistêmico
Comunicação organizacional
Organizational communication.
Systems theory
Political parties
Semiology
Branding
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
???metadata.dc.publisher.initials???: UCB
???metadata.dc.publisher.department???: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa Stricto Sensu em Comunicação
Citation: PETITINGA JÚNIOR, Paulo Roberto Lima. (Re)produção de sentidos em partidos políticos brasileiros: uma análise do núcleo manifesto das marcas Podemos, Avante e Patriota. 2019. 116 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Comunicação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2565
Issue Date: 2-May-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação

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