Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2522
Type: Dissertação
Title: Resultados e perspectivas do Programa Professor Visitante Sênior (PVS), como política pública, no fortalecimento da Pós-Graduação Stricto Sensu: um estudo de caso na UNILA
Author(s): Borges, Carolina Costa 
First Advisor: Cunha, Célio da
Summary: Esta pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília – UCB, na linha de pesquisa “Política, Gestão e Economia da Educação”, tem por objetivo investigar uma política pública de fomento concebida pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, vinculada ao Ministério da Educação – MEC e implementada pela Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA), com o objetivo de formar equipes qualificadas e experientes na pesquisa, ensino e extensão, visando subsidiar a consolidação do projeto inovador dessa universidade. A pesquisa apoia-se em um estudo de caso, proposto por Robert Yin, numa abordagem qualitativa e exploratória. As técnicas utilizadas para a análise dos dados foram o levantamento bibliográfico e documental, com o intuito de verificar como o programa se desenvolveu. Além disso, a análise documental foi complementada pelas entrevistas realizadas com os professores visitantes na UNILA. Os dados do material recolhido foram analisados utilizando a teoria da Análise de Conteúdo de Bardin, buscando compreender a percepção do professor visitante como colaborador na UNILA e sua atuação no cumprimento das metas estabelecidas no programa. Os resultados demonstraram o cumprimento das metas estabelecidas, bem como o impacto positivo no aprimoramento acadêmico-científico da universidade.
Abstract: This research was developed under the Stricto Sensu Post Graduation Program in Education at Universidade Católica de Brasília - UCB, in the research line “Politics, Management and Economics of Education”, and the objective of this is to investigate a public promotion policy conceived by Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, linked to Ministério da Educação – MEC and implemented by Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA), with the aim of forming qualified and experienced groups to act in research, teaching and extension, aiming to contribute with the consolidation of the innovative project of this university. The method used is the Case Study one, proposed by Robert Yin, with a qualitative and exploratory approach. The techniques used for the analysis of the data were a bibliographical and documentary survey, with the purpose of verifying how the program developed. Besides that, the documentary survey was complemented by semi-structured interviews with teachers who participated in the program at the UNILA. The collected material data were analyzed using Bardin's Content Analysis theory, seeking to understand the perception of the visiting professor as a collaborator in UNILA and its performance in meeting the goals established in the program. The results demonstrated the achievement of established goals, as well as the positive impact on the academic-scientific improvement of the university.
Keywords: Programas de incentivo à pesquisa
Universidade Federal da Integração Latino Americana - UNILA
Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Research incentive programs
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Stricto Sensu em Educação
Citation: BORGES, Carolina Costa. Resultados e perspectivas do Programa Professor Visitante Sênior (PVS), como política pública, no fortalecimento da Pós-Graduação Stricto Sensu: um estudo de caso na UNILA. 2018. 115 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2522
Document date: 27-Aug-2018
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CarolinaCostaBorgesDissertacao2018.pdfDissertação1.41 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.