Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2521
Type: Dissertação
Title: Universidade corporativa: implicações na trajetória profissional e perspectivas para a educação ao longo da vida
Author(s): Correia, Adriana Merceslane Morais 
First Advisor: Cunha, Célio da
Summary: Entre os anos 1920 e 1930, nasceram as primeiras universidades, que evoluíram a partir das diversas tentativas para a sua criação. A economia no Brasil também se desenvolveu, influenciada pela globalização, pelo desenvolvimento em escala mundial e pelas novas tecnologias. A comunicação entre as pessoas, países, computadores e organizações foi intensificada ocasionando uma reestruturação da cadeia produtiva. A formação de recursos humanos foi afetada em virtude do surgimento de novas demandas e de novas profissões. Houve uma quebra da linearidade nas carreiras aliada às grandes oscilações do mercado, às modernas necessidades de qualificação e aos requisitos para a formação do profissional contemporâneo, que passou a experimentar mais de uma atividade durante sua vida. Diante disso, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) recomenda que a educação deve se prolongar por toda a vida. Nesta perspectiva, as universidades corporativas surgiram para atender às necessidades imediatas de competências e habilidades para a realização das tarefas do trabalho, e a literatura recomenda que elas tenham como propósito basilar o desenvolvimento dos colaboradores em todos os cargos e níveis hierárquicos. O objetivo deste trabalho é investigar quais as contribuições da Universidade Corporativa do Banco K no processo de aprimoramento dos seus usuários como parte da educação ao longo da vida. O método utilizado é o estudo de caso de natureza qualitativa, de caráter exploratório. Para constituição dos dados considerou-se a pesquisa bibliográfica, destacando-se a história da universidade no Brasil, o estabelecimento da sociedade informacional e os princípios da educação ao longo da vida decorrentes dos relatórios da Unesco. Na pesquisa documental, ressalta-se o impresso Itinerários do Banco K e a consulta aos documentos públicos da instituição. As entrevistas semiestruturadas foram realizadas após prévia aprovação dos responsáveis legais da corporação e consentimento por escrito dos entrevistados. Consultamos 10 funcionários, entre 4 e 31 anos de empresa, em diversos níveis e funções. A análise e a interpretação dos dados foram realizadas mediante a construção de categorias, baseadas na técnica análise de conteúdo de Bardin (2016). A tendência mais marcante, percebida nas entrevistas, foi a de que a universidade corporativa contribui positivamente com o processo de aprendizagem e gestão do conhecimento dos colaboradores, porém, algumas lacunas, como o sistema de cumprimento de metas e a velocidade de atualização dos conteúdos apontam a necessidade de reflexão por seus gestores. Reconhece-se a relevância da Universidade Corporativa do Banco K, sobretudo no processo de lapidação das competências requeridas para a dinâmica do trabalho dos funcionários, ampliada pela incorporação de treinamentos com preceitos civilizatórios, éticos e culturais, também disponibilizados ao público em geral, familiares dos funcionários e aposentados, que coadunam com os pressupostos da educação ao longo da vida defendidos pela Unesco em seus relatórios. Como contribuição, esta produção apresenta quesitos que devem ser objeto de considerações e análises pelos gestores da universidade, motivo deste estudo, como para organizações que possuem universidade corporativa e pretendem aperfeiçoá-la.
Abstract: Between the years 1920 and 1930, were born the first universities, that evolved from the various attempts for it creation. The brazilian economy also developed, influenced by globalization, for development on a global scale and by new technologies. The communication between people, countries, computers and organizations intensified, resulting in a restructuring of the productive chain. The formation of human resources affected by the appearance of new demands and new professions. There was a break in the linearity of careers allied to the great oscillations of the market, the modern needs of qualifications and the requirements for the formation of the professional contemporary, who spent to experience more than one activity during your life. Therefore, the Unesco (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization), recommends that education have to prolong for all life. In this perspective, the corporate universities emerged to attend the immediate needs of competencies and abilities to carry out the work tasks, and the literature recommends that they have as the fundamental principle the development of employees in all posts and hierarchicals levels. The objective this work is investigate which the contributions of the corporate university of Bank of Brazil in the process of improvement its users as part of lifelong education. The method used is the case study of qualitative nature, exploratory character. For constitution of data it was considered the bibliographical research, stands out the history of the university in Brazil, the establishment of the information society and the principles of lifelong education resulting from Unesco reports. In documentary research, it emphasize the printes Itineraries on the Bank of Brazil and consultation of the institution's public documents. The semi-structured interviews were carried out after previous approval of legal responsibilities of the corporation and written consent of the interviewees. We consulted 10 employees, between 4 and 31 years of company, in various levels and functions. The analysis and interpretation of the data were realized through constructing categories based on the Bardin Content Analysis technique (2016). The most tendency significant, perceived in interviews, was that the corporate university contributes positively to the process of learning and knowledge management of employees, however, some gaps, as a targets enforcement system and the speed of contents updating points out the need for reflections on the part of its managers. We recognize the relevance of the Corporate University Bank of Brazil, overcoat in the process of lapidation of competence required for the dynamics of work of the employees, expanded by the incorporation of precepts civilizing training, ethical and cultural, also available to the general public, relatives of employees and retirees which are in line with the assumptions of lifelong education defended by Unesco in its reports. As contribution, this production presents questions that should be object of consideration and analyses by the managers of the university reason for this study, as for organizations that have corporate university and intend to improve them.
Keywords: Inovação
Educação
Sociedade
Universidade corporativa
Gestão do conhecimento
Knowledge management
Corporate university
Lifelong learning
Innovation
Society
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Stricto Sensu em Educação
Citation: CORREIA, Adriana Merceslane Morais. Universidade corporativa: implicações na trajetória profissional e perspectivas para a educação ao longo da vida. 2018. 117 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2521
Document date: 10-Dec-2018
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AdrianaMerceslaneMoraisCorreiaDissertacao2018.pdfDissertação1.35 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.