???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2516
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Gestão de crises como gestão da identidade: o lugar do discurso e da imagem
???metadata.dc.creator???: Lemos, Felipe Diemer de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Dravet, Florence Marie
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho, a partir da Semiótica de Peirce e da Semiótica da Cultura, analisa a atividade de gestão de crise organizacional e a relaciona com a gestão de identidade. Por essa perspectiva, a gestão de identidade de uma organização, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, é compreendida como um produto ou resultado das interações entre o discurso da organização, a imagem percebida e as próprias crises organizacionais, uma vez que fazem parte, também, do processo de estruturação da identidade organizacional. Dessa forma, a pesquisa traça uma relação teórica entre a gestão de crise e a gestão de identidade organizacional. Neste trabalho, foi possível perceber que a identidade de uma organização é construída, também, pelo fenômeno das crises na medida em que as mesmas geram impacto, tanto para o discurso produzido pela organização, quanto da imagem percebida pelos públicos com quem ela se relaciona. As crises organizacionais se mostram, portanto, não exatamente como obstáculos para o desenvolvimento da organização, porém como elementos capazes de levar inevitavelmente as organizações (e, portanto, quem faz parte dela) a repensar sua própria forma de ser, de se expressar. Ou seja, seu próprio significado para quem com quem ela interage.
Abstract: The current job environment, coming from the Semiotics according to Peirce, and the Semiotic of culture, it analyzes the activity in the organizational crisis management, related to the identity management. Through this perspective, the identity management in an organization that was analyzed by the Seventh Day Adventist Church it is understood as a product or result of the interactions between the organization discourse, the perceived image, and the organizational crisis, once they are part of it, also, the process of organizational identity structure. In this way, the research forms a theoretical relationship between the crisis management and the organizational identity management. In this research, it was possible to see the identity of an organization is also built by the crisis phenomena in the media, in which they create an impact, not only in the speech produced by the organization, but also in the image perceived by the different publics that relate to it. The organizational crises show, therefore, that they are not obstacles to the organization’s development, but they are elements capable of, inevitably, taking the organization (and hence, are part of it) to think in its own way of being, and expressing itself.
Keywords: Discurso
Semiótica
Adventismo
Comunicação
Crises de imagem
Identidade organizacional
Organizational identity
Communication
Image crises
Adventism
Semiotics
Speech
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
???metadata.dc.publisher.initials???: UCB
???metadata.dc.publisher.department???: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa Stricto Sensu em Comunicação
Citation: LEMOS, Felipe Diemer de. Gestão de crises como gestão da identidade: o lugar do discurso e da imagem. 2018. 123 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Comunicação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2516
Issue Date: 17-Dec-2018
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FelipeDiemerdeLemosDissertacao2018.pdfDissertação7.59 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.