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???metadata.dc.type???: Tese
Title: Cyberbullying: práticas e consequências da violência virtual na escola
???metadata.dc.creator???: Ribeiro, Neide Aparecida 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Caliman, Geraldo
???metadata.dc.description.resumo???: Trata-­se de estudo do cyberbullying, temática inserida no programa de doutoramento em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB), alinhada no programa de pesquisa Educação, Juventude e Sociedade na subárea da “Educação em contextos não formais caracterizados por conflitos sociais, complexidade social, delinquência juvenil e dependências”. O objetivo é o de analisar o fenômeno da violência virtual praticada por pessoas acobertadas pelo anonimato ou pseudoanonimato, ao utilizarem desse ambiente que pode implicar em invasão e violação da privacidade ou intimidade de dados de adolescentes e jovens. A problemática está centrada nas práticas de atos deliberados pelos usuários e nas consequências que vulneram a vítima com a ridicularização, discriminação, preconceito de qualquer natureza, exclusão e exposição da vida privada na Internet. O sítio virtual possibilita em um nível devastador, que as informações sejam veiculadas e reproduzidas instantaneamente, o que dificultam as ações que possam reduzir os danos de ordem psicológica, física e material à pessoa que se encontre nestas condições. São questões graves em que professores, pais e gestores não estão preparados para lidar com violências que extrapolam o espaço físico da escola. No Brasil, não há políticas públicas eficazes de prevenção e combate ao cyberbullying ou diretrizes legais ou governamentais que possam ser aplicadas nas instituições escolares, apesar da existência de legislações esparsas no âmbito da criminalização e da incidência de casos cada vez mais recorrentes registrados no site da SaferNet de vítimas que sofrem com a exposição desautorizada de imagens ou informações pessoais na Internet. Justifica-­se, portanto, a importância da pesquisa pela dimensão preventiva a ser abordada no âmbito das escolas, pela filtragem das redes sociais e adoção de medidas alternativas para a minimização dos riscos e danos da violência virtual. Na investigação do problema foram utilizados métodos inspirados na netnografia, de Kozinets (2014) que consistem na observação e imersão em comunidades on line, na análise e coleta dos dados mediante a aplicação de questionários semiestruturados. No ambiente presencial, foi realizada análise documental dos projetos de lei e da legislação em vigor, no período entre 2015 a 2017, observação e aplicação de entrevistas semiestruturadas em quatro escolas municipais da cidade de Palmas, no Tocantins. O material coletado on line e off line foi analisado sob o prisma da análise do discurso de Foucault (1999) e Fairclough (2001[1992]). Os resultados encontrados revelaram que os jovens têm inserido informações privadas na rede, ora sendo fisgados como vítimas, ora sendo os agressores, frequentemente, sem a compreensão das consequências que as ações perpetradas podem acarretar na vida de outras pessoas. Foram traçadas recomendações para que várias medidas possam ser implementadas nas escolas contextualizadas às exigências legais, pautadas nos direitos humanos e contextualizadas à realidade das escolas do Município de Palmas/TO, para a qualificação de professores e gestores escolares na prevenção e enfrentamento do cyberbullying.
Abstract: It is a study of cyberbullying, the subject of the Doctoral Program in Education of the Catholic University of Brasilia (UCB), aligned in the Education, Youth and Society research program in the sub-­area of "Education in non-­formal contexts characterized by social conflicts, complexity social, juvenile delinquency and dependencies. " The objective is to analyze the phenomenon of virtual violence practiced by people covered by the teenagers and young people, in which people covered by anonymity or pseudo-­anonymity, use this environment by information that may imply in invasion and violation privacy or intimacy of third parties. The problem is centered on the practices of deliberate acts by users and on the consequences that result in violating the person victim of ridicule, discrimination, prejudice of any nature, exclusion and exposure of privacy on the Internet. The virtual site enables, at a devastating level, information to be transmitted and reproduced instantly, making it difficult for actions that can reduce psychological, physical and material damages to the person who is in these conditions. These are serious questions in which teachers, parents and managers are not prepared to deal with violence that goes beyond the physical space of school. In Brazil, there are no effective public policies to prevent and combat cyberbullying or legal or governmental guidelines that can be applied in school institutions, despite the existence of sparse legislation in the area of criminalization and the incidence of increasingly recurring cases registered on the website SaferNet of victims who suffer from the unauthorized exposure of images or personal information on the Internet. It is justified, therefore, the importance of research by the preventive dimension to be addressed in the schools, through the filtering of social networks and adoption of alternative measures to minimize the risks and damages of virtual violence. In the investigation of the problem will be used methods inspired by the netnography, of Kozinets (2014), that consists of the observation and immersion in online communities, to analyze and to collect data through the application of semi-­ structured questionnaires. In the face-­to-­face environment, a documentary analysis of the bills and legislation in force will be carried out between 2012 and 2017, observation and application of semi-­structured interviews in four municipal schools in the city of Palmas, Tocantins. The material collected online and offline will be analyzed from the perspective of the discourse analysis of Foucault (1999) and Fairclough (2001 [1992]). The expected results may indicate that young people have inserted private information into the network, sometimes being caught as victims, sometimes being the perpetrators, often without a full notion of the serious consequences that the actions perpetrated can have on the lives of others. Appropriate public policies, contextualized and in line with regional reality, should also be suggested for the qualification of teachers and school administrators in the prevention and coping of cyberbullying.
Keywords: Escola
Violência
Cyberbullying
Políticas públicas
Public policy
Violence
School
Youth
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
???metadata.dc.publisher.initials???: UCB
???metadata.dc.publisher.department???: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa Stricto Sensu em Educação
Citation: RIBEIRO, Neide Aparecida. Cyberbullying: práticas e consequências da violência virtual na escola. 2018. 245 f. Tese (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2515
Issue Date: 7-Dec-2018
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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