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Type: Dissertação
Title: Associação do nível de atividade física com a qualidade de vida, estresse e resiliência do professor da educação básica
Author(s): Cavalcante, Rosilene Vila Nova 
First Advisor: Melo, Gislane Ferreira de
Summary: Este estudo tem como objetivo associar o nível de atividade física com a qualidade de vida, fases do estresse e escala de resiliência dos professores que estão em efetiva regência de classe na educação básica do Município de Ubatã, na Bahia. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva e de campo. Utilizamos como instrumento de coleta dos dados o International Physical Activity Questionnaire (IPAQ), versão curta, para avaliar o nível de atividade física, a Escala de Qualidade de vida (EQV), o Inventário de Sintoma de Stress de Lipp (ISSL) para avaliar as fases do estresse, a escala de Resiliência (RS) originalmente criada em inglês por Wagnild e Young, adaptada para Brasil por Pesce et al., e um questionário para avaliar os aspectos sociodemográficos. Para as análises descritivas dos dados, foram rodados médias, desvios e frequências. Nas análises das inferências, foram rodados testes de normalidade (kolmogorov-Smirnov), teste t para amostras independentes, a ANOVA Two-Way para comparar os dois grupos (ativo e insuficientemente ativo) e o Qui- Quadrado para avaliar as diferenças entre as variáveis qualitativas. Os resultados mostram que 93% da rede de professores é do sexo feminino, 67,5% são considerados ativos e que não foi observada associação entre a variável dependente, nível de atividade física, com as variáveis investigadas: qualidade de vida, resiliência e as fases do estresse. Sugerimos para pesquisas futuras análise das variáveis intervenientes, que podem ter alterado os fenômenos, como características e hábitos da população, classificação da atividade física, rotina diária e deslocamento.
Abstract: This study aims to associate the level of physical activity with the quality of life, stress phases and resilience scale of teachers who are in effective class regency in the basic education of the Municipality of Ubatã, Bahia. It is a quantitative, descriptive and field research. We used the International Physical Activity Questionnaire (IPAQ), short version, to evaluate the level of physical activity, the Quality of Life Scale (EQV), the Lipp Stress Symptom Inventory (ISSL) (RS) originally created in English by Wagnild and Young, adapted for Brazil by Pesce et al., and a questionnaire to evaluate sociodemographic aspects. For the descriptive analysis of the data, means, deviations and frequencies were run. In the analysis of the inferences, normality tests (kolmogorov-Smirnov), t-test for independent samples, two-way ANOVA were used to compare the two groups (active and insufficiently active) and Chi-Square to evaluate differences between variables qualitative. The results show that 93% of the teachers' network is female, 67.5% are considered active and that there was no association between the dependent variable, physical activity level, with the investigated variables: quality of life, resilience and phases of stress. We suggest for future research an analysis of intervening variables, which may have altered the phenomena, such as characteristics and habits of the population, classification of physical activity, daily routine and displacement.
Keywords: Estresse
Resiliência
Professores
Atividade física
Qualidade de vida
Physical activity
Quality of life
Resilience
Teacher
Stress
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Saúde e Medicina
Program: Programa Stricto Sensu em Educação Física
Citation: CAVALCANTE, Rosilene Vila Nova. Associação do nível de atividade física com a qualidade de vida, estresse e resiliência do professor da educação básica. 2018. 83 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2508
Document date: 21-Aug-2018
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação Física

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