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Type: Dissertação
Title: Educação superior tecnológica brasileira: uma abordagem sobre sua evolução e um estudo de caso sobre as perspectivas de egressos no Distrito Federal
Author(s): Pinto, Fernanda de Campos 
First Advisor: Cunha, Célio da
Summary: O presente estudo buscou identificar os impactos da evolução das iniciativas de diversificação da educação superior no Brasil da década de 1970 sobre o desenvolvimento profissional de egressos de cursos superiores de tecnologia na atualidade. Por meio de pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva apresentou-se o contexto internacional e o contexto histórico brasileiro das políticas de diversificação da educação superior de nível superior. Descreveram-se os fundamentos das carreiras tecnológicas no Brasil a partir dos Projetos 15 e 19 do Plano Setorial de Educação e Cultura 1972 - 1974, que trata da Implantação Gradativa dos Cursos de Curta Duração e a evolução destas políticas nas décadas subsequentes. Evidenciaram-se os impactos das políticas públicas de diversificação da educação superior no desenvolvimento profissional de egressos de cursos superiores de tecnologia na atualidade por meio de um estudo de caso. Nele foram levantadas as perspectivas do desenvolvimento do perfil profissional de egressos do curso superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos de uma instituição privada de ensino superior no Distrito Federal, a fim de verificar as realizações inicialmente propostas nas iniciativas políticas de 1970.
Abstract: The present study sought to identify the impact of the evolution of the initiatives of diversification of higher education in Brazil in the 1970s on the professional development of graduates of higher technology courses at the present time. Through qualitative, exploratory and descriptive research, the international context and the Brazilian historical context of higher education diversification policies were presented. The fundamentals of technological careers in Brazil were described from Projects 15 and 19 of the Sectoral Plan for Education and Culture from 1972 to 1974, which deals with the Gradual Implementation of Short Term Courses and the evolution of these policies in subsequent decades. The impact of public policies on the diversification of higher education in the professional development of graduates of higher education courses in the present time was evidenced by means of a case study. In it, the perspectives of the development of the professional profile of graduates of the Human Resource Management Technology course of a private institution of higher education in the Federal District were examined, in order to verify the accomplishments initially proposed in the political initiatives of 1970.
Keywords: Educação profissional
Educação tecnológica superior
Diversificação do ensino superior
Diversification of higher education
Higher technological education
Professional education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Stricto Sensu em Educação
Citation: PINTO, Fernanda de Campos. Educação superior tecnológica brasileira: uma abordagem sobre sua evolução e um estudo de caso sobre as perspectivas de egressos no Distrito Federal. 2018. 118 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2480
Document date: 3-Jul-2018
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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