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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O diálogo e suas implicações na prática pedagógica
???metadata.dc.creator???: Barbosa, Regina Carla de Jesus 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Síveres, Luiz
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo desta pesquisa foi investigar o conceito de diálogo e a prática pedagógica na visão de docentes do Ensino Médio de uma escola pública da esfera federal, e de que modo o diálogo comparece no exercício da docência em sala de aula. A base teórica são os pressupostos gregos e de Martin Buber, na contemporaneidade. É um estudo qualitativo, em que se utilizaram como instrumentos de coleta e construção dos dados a entrevista semiestruturada com professores de Filosofia, Matemática e Português, a observação de uma aula em cada uma dessas disciplinas e a análise dos documentos do Plano Geral de Ensino (PGE) e dos Planos de Sequências Didáticas (PSD) das referidas disciplinas da instituição pesquisada. Os dados coletados foram analisados à luz da teoria da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Com base nos resultados brutos obtidos e nas inferências realizadas sobre os dados, emergiram as seguintes categorias: concepção de diálogo, diálogo e prática pedagógica, presença do diálogo nas condições do processo ensino-aprendizagem. A partir da análise, foi possível verificar que os professores têm opiniões controversas sobre o tema: a maioria percebe o diálogo como interação, um momento de escuta e fala, e uma minoria entende o diálogo como simples troca de informações. Todos os professores, apesar das divergências no aspecto conceitual, consideram o diálogo importante, fundamental no processo de ensinoaprendizagem. As observações revelaram que a fala e o fazer pedagógico dos professores, no que se refere ao diálogo, estão em consonância. A respeito dos documentos, verificou-se que privilegiam um ensino com base no saber do aluno, que valorize o conhecimento que traz de sua realidade, tendo por objetivo a formação de um indivíduo autônomo e crítico; dessa forma, uma prática dialógica está implicitamente favorecida.
Abstract: The objective of this research was to investigate the concept of dialogue and the pedagogical practice in the view of high school teachers of a federal public school and how the dialogue appears in the teaching practice in classroom. The theoretical basis is the assumptions of Martin Buber. It is a qualitative study, in which semi-structured interviews with Philosophy, Mathematics and Portuguese teachers, lesson observations from each of these disciplines and analyzing the documents of the General Teaching Plan (GTP) and the Didactic Sequence Plans (DSP) of the mentioned disciplines of the researched institution were used as an instrument for collecting and constructing the data. The collected data were analyzed in light of the theory of Content Analysis of Bardin (2011). Based on the raw results obtained and the inferences made on data, the following categories emerged: conception of dialogue, dialogue and pedagogical practice, presence of dialogue in conditions of the teaching-learning process. From the analysis, it was possible to verify that teachers have controversial opinions on the theme: most perceive the dialogue as interaction, a moment of listening and speaking, and a minority understands the dialogue as a simple exchange of information. All teachers, despite the differences in conceptual aspect, consider the dialogue important, fundamental in the teaching-learning process. The observations revealed that the teachers' speech and pedagogical doing are in line in terms of dialogue. Regarding the documents, it was verified that they favor a teaching method based on the student's knowledge, that valorizes their own reality, aiming at the formation of an autonomous and critical individual; in this way, a dialogical practice is implicitly favored.
Keywords: Diálogo
Educação
Prática pedagógica
Concepções docentes
Teachers' conceptions
Pedagogical practice
Dialogue
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
???metadata.dc.publisher.initials???: UCB
???metadata.dc.publisher.department???: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa Stricto Sensu em Educação
Citation: BARBOSA, Regina Carla de Jesus. O diálogo e suas implicações na prática pedagógica. 2018. 132 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2434
Issue Date: 29-Jun-2018
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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