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Type: Dissertação
Title: A relação entre formação profissional e atividades laborais: percepções de analistas de gestão pública do MPU
Author(s): Silva, Eliana dos Santos 
First Advisor: Sousa, Carlos Ângelo de Meneses
Summary: Um dos grandes desafios no mundo do trabalho hodiernamente, no cenário nacional e internacional, é a geração de empregos. Nesse contexto, a carreira pública tem sido apontada por muitos como alternativa para driblar o desemprego e pelos candidatos a um cargo público como mais vantajosa do que as carreiras da iniciativa privada por oferecer, até o momento, estabilidade, melhores benefícios trabalhistas e menos cobrança por resultados e pressões. A presente pesquisa objetivou analisar qual é a percepção de um analista de gestão pública do Ministério Público da União - MPU sobre a relação entre formação profissional e o desempenho das atividades laborais.A análise desse estudo inserese em uma abordagem qualitativa e do tipo exploratória. Seu lastro teórico ancorou-se nas ideias de Sennett, Gaulejac e Saviani, dentre outros. Os procedimentos metodológicos para a geração de dados se deu por meio de pesquisa documental e entrevista semiestruturadas, submetidas à análise de conteúdo, segundo Minayo. Os resultados, para destacar alguns, evidenciaram que na percepção dos pesquisados não há estreita relação entre formação superior e desempenho laboral, bem como existe um subaproveitamento do potencial dos analistas, gerando descontentamentos e sofrimentos, e que o sentido do trabalho passa pelo desejo de entrega de bons resultados para a instituição e sociedade. Desafios do setor público: gerenciamento da coisa pública de forma eficaz.Educar seus profissionais para a entrega de melhores resultados para a sociedade.Desenvolver programas de formação profissional condizentes com as necessidades da instituição e expectativas de seus servidores.
Abstract: One of the great challenges in the world of work today, in the national and international scenario, is the generation of jobs. In this context, the public career has been singled out by many as an alternative to dodging unemployment and the candidates for public office as more advantageous than the careers of private initiative for offering, so far, stability, better labor benefits and less results and pressur9es. The present study aimed to analyze the perception of a public management analyst of the Federal Public Prosecution Service (MPU) on the relationship between professional training and the performance of work activities. The analysis of this study is part of a qualitative and exploratory approach . Its theoretical weight was anchored in the ideas of Sennett, Gaulejac and Saviani, among others. The methodological procedures for the generation of data were made through documentary research and semi-structured interviews, submitted to content analysis, according to Minayo. The results, to highlight some, showed that in the perception of the respondents there is no close relationship between higher education and work performance, as well as underutilization of analysts' potential, generating discontent and suffering, and that the meaning of the work goes through the desire for delivery good results for the institution and society. Challenges of the public sector: managing the public thing effectively. Educate its professionals to deliver better results to society. Develop professional training programs consistent with the needs of the institution and expectations of its servers.
Keywords: Servidores públicos
Formação profissional
Organização do trabalho
Professional qualification
Organization of work
Public servers
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Stricto Sensu em Educação
Citation: SILVA, Eliana dos Santos. A relação entre formação profissional e atividades laborais: percepções de analistas de gestão pública do MPU. 2018. 107 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2433
Document date: 29-Jun-2018
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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