???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2431
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Comunicação e estratégia em uma instituição pública de ensino do Distrito Federal
???metadata.dc.creator???: Madruga, Renata Afonso Ferreira Madeira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Gomes, Victor Márcio Laus Reis
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação apresenta uma abordagem comunicacional para a compreensão da estratégia organizacional de uma instituição pública de ensino do Distrito Federal, fundamentada na teoria sistêmica de Niklas Luhmann e na teoria discursiva de Eliseo Verón. Essa perspectiva sistêmico-discursiva possibilitou a exploração de elementos comunicacionais, que foram articulados em um modelo teórico voltado para a compreensão da estratégia chamado Rede Decisória Comunicacional, e nesse contexto, a organização foi compreendida como um sistema social constituído por comunicação em forma de decisão. O objetivo foi compreender, principalmente, quais os sentidos da estratégia e como a mesma é (re) construída em comunicação. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, por meio de um estudo de caso, com entrevistas individuais e análise de documentos, que levaram em consideração aspectos da estratégia da organização. A partir dos elementos comunicacionais como a decisão, a identificação, a institucionalização, a mediação, a cultura organizacional e a comunicação organizacional, foi possível compreender quais decisões foram reveladas nos textos analisados. As decisões atravessam esses discursos revelando uma dinâmica autorizada e formal da comunicação organizacional em paralelo com as dimensões informais incluindo as diversas percepções dos diferentes atores envolvidos no processo estratégico. No entanto, vale ressaltar que com a análise dos dados a partir da rede decisória comunicacional foi possível reafirmar a possibilidade de pensar a estratégia organizacional e como ela se realiza no âmbito do cenário pesquisado.
Abstract: This dissertation presents a communication approach to the understanding of the organizational strategy of a public institution of education in the Federal District, based on the systemic theory of Niklas Luhmann and the discursive theory of Eliseo Verón. This systemic-discursive perspective enabled the exploration of communication elements, which were articulated in a theoretical model aimed at understanding the strategy called the Communicational Decisional Network, and in this context, the organization was understood as a social system constituted by communication in the form of a decision. The objective was to understand, principally, what the meanings of strategy are and how it is (re) constructed in communication. To do so, we conducted a qualitative research, through a case study, with individual interviews and document analysis, which took into account aspects of the organization's strategy. From the communication elements such as decision, identification, institutionalization, mediation, organizational culture and organizational communication, it was possible to understand which decisions were revealed in the texts analyzed. The decisions go through these discourses revealing an authoritative and formal dynamic of organizational communication in parallel with the informal dimensions including the diverse perceptions of the different actors involved in the strategic process. However, it is worth mentioning that with the analysis of the data from the communicational decision network it was possible to reaffirm the possibility of thinking about the organizational strategy and how it is carried out within the scope of the researched scenario.
Keywords: Teoria discursiva
Teoria dos sistemas
Organização pública
Estratégia organizacional
Comunicação organizacional
Rede decisória comunicacional
Decisional communication network
Organizational communication
Organizational strategy
Discourse theory
Systems theory
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
???metadata.dc.publisher.initials???: UCB
???metadata.dc.publisher.department???: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa Stricto Sensu em Comunicação
Citation: MADRUGA, Renata Afonso Ferreira Madeira. Comunicação e estratégia em uma instituição pública de ensino do Distrito Federal. 2018. 148 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Comunicação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2431
Issue Date: 29-Jun-2018
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RenataAfonsoFerreiraMadeiraMadrugaDissertacao2018.pdfDissertação1.2 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.