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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A metodologia do design thinking para a formação de estratégias em comunicação
???metadata.dc.creator???: Diehl, Ceci da Costa 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Gomes, Victor Márcio Laus Reis
???metadata.dc.description.resumo???: As mudanças no ambiente e no mercado pressionam as organizações a estarem abertas a alterações durante todo o processo de planejamento e a reverem suas estratégias periodicamente. O novo cenário exige um novo modelo, que seja favorável a inovação e criatividade e que tenha espaço para a colaboração entre a organização e a sociedade. É nesse contexto que a metodologia do Design Thinking aparece como uma opção, uma vez que, a partir de uma abordagem multidisciplinar, soluciona problemas através de estratégias inovadoras. Frente a este cenário, nesta pesquisa respondemos ao seguinte questionamento: “como o Design Thinking pode contribuir para a formação de estratégias de comunicação?” e, como objetivo geral, investigamos as possíveis contribuições do Design Thinking para a formação de estratégias de comunicação em campanhas publicitárias. Para isso, realizamos uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa e utilizamos como técnicas de coleta de dados entrevistas individuais semiestruturadas com uma amostra de quatro profissionais de planejamento, que trabalham em agências de publicidade de Brasília/DF, e uma pesquisa bibliográfica em guias de aplicação do Design Thinking (BROWN, 2010a; VIANNA et al., 2012) e livros de metodologia de planejamento em comunicação (LUPETTI, 2000; KUNSCH, 2003). Para a análise dos dados, utilizamos a análise textual discursiva segundo Moraes (2003). Com nossa pesquisa podemos identificar que o Design Thinking pode contribuir com o processo de formação de estratégia em comunicação a partir do trabalho coletivo e multidisciplinar, que proporciona diferentes visões e soluções para um mesmo problema; do forte caráter empático, que ajuda na aproximação entre organização e públicoalvo e; da natureza experimental e flexível, que contribui para que o processo de formação de estratégia ocorra de forma mais fluída e assertiva, já que os processos podem ser alterados constantemente dependendo do contexto em que está sendo aplicado. Os demais resultados encontrados são apresentados e debatidos nesta pesquisa.
Abstract: ***
Keywords: Inovação
Comunicação
Planejamento
Design thinking
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
???metadata.dc.publisher.initials???: UCB
???metadata.dc.publisher.department???: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa Stricto Sensu em Comunicação
Citation: DIEHL, Ceci da Costa. A metodologia do design thinking para a formação de estratégias em comunicação. 2018. 130 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Comunicação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2407
Issue Date: 6-Mar-2018
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação

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