Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2405
Type: Tese
Title: A dimensão axiológica na formação inicial do professor
Author(s): Coité, Simone Leal Souza 
First Advisor: Moraes, Maria Cândida
Summary: O propósito deste estudo foi analisar, no processo de formação inicial do professor, o desenvolvimento da dimensão axiológica como componente dessa formação. Esta tese tem como problema investigativo “Como se dá o desenvolvimento da dimensão axiológica na formação inicial do professor”. Considera-se que os valores contidos nas concepções adotadas pelo futuro educador são particularmente inspiradores para a organização e o funcionamento das ações desenvolvidas, no âmbito escolar, em toda a amplitude e complexidade. A revisão de literatura abordou três tópicos: Sociedade da informação, sociedade do conhecimento e da aprendizagem: desafios do século XXI; Educação e as questões axiológicas na sociedade contemporânea e A universidade contemporânea: funções e perspectivas. Trata-se de pesquisa qualitativa, de caráter exploratório. Para geração dos dados foram utilizadas as seguintes técnicas e instrumentos: análise documental, entrevista semiestruturada e questionário. Dentre os documentos selecionados para análise destacaram-se o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia, as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia e as Diretrizes Curriculares para formação em nível superior e formação continuada dos Profissionais da Educação Básica. Participaram da pesquisa sete professores e trinta estudantes, de uma universidade pública, situada na Região Oeste da Bahia, no Município de Barreiras. Os dados gerados foram submetidos à análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que os estudantes e os professores atribuem importância à dimensão axiológica na formação inicial do professor devido à necessidade de se promover uma formação baseada em princípios éticos, valores e atitudes fundamentais para o desenvolvimento profissional docente. A promoção da educação para os valores resultará na formação humana, ética, dialógica e responsável. Os entrevistados indicaram como conjunto de valores mais importantes, em particular: a responsabilidade, o respeito, a honestidade, a justiça, a liberdade, a ética, a afetividade, a humildade, a sinceridade, o diálogo e a consciência de si e do outro. Indicaram como necessários, para a construção da identidade docente, a atitude reflexiva e a autonomia, a articulação entre teoria e prática, a responsabilidade profissional, social e ética, o saber fazer e o saber ser, a afetividade e a motivação, além das outras atitudes relacionais e de ampliação da consciência ética e moral. Um dos aspectos relevantes que emergiu deste estudo, permitiu tecer inferências quanto aos significados e aos sentidos atribuídos pelos entrevistados em relação à formação docente, pela percepção do ambiente acadêmico como lugar que deve primar pelo desenvolvimento da consciência crítica, do saber escutar e da observação. Ao final, foram apresentadas algumas considerações provisórias e tecida uma teia com aspectos formativos que correspondem a um contexto impregnado de fios interativos, conectados pelo humano e pela necessidade de aprender a aprender e de aprender a ser um professor mais humano, sensível à compreensão da condição humana.
Abstract: This study set out to analyze the development of the axiological dimension as a component of the initial process of teacher education. The investigative problem for the thesis was ‘How the development of the axiological dimension takes place in the initial process of teacher education’. The values embedded in the concepts adopted by future educators are considered to be particularly inspiring for the organization and functioning of actions undertaken in the school environment in all its amplitude and complexity. The literature review focused on three topics: the Information Society and the Knowledge and Learning Society: 21st century challenges; Education and axiological issues in contemporary society; and The Contemporary University: functions and prospects. The research was of an exploratory and qualitative nature and data were generated using documental analysis, semi-structured interviews and a questionnaire. Outstanding among the documents selected for analysis were the Pedagogical Plan for the Pedagogy Course, (Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia), the National Guidelines for the Pedagogy Course (Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia) and Curricular Guidelines for Higher and Lifelong Education of Basic Education Professionals (Diretrizes Curriculares para formação em nível superior e formação continuada dos Profissionais da Educação Básica). Seven university teachers and thirty students from a public university in the west of the state of Bahia took part in the research. The data gathered was submitted to content analysis. Results showed that both teachers and students considered the axiological aspect of the initial part of teacher education to be important, given the need to provide an education based on those ethical principles, values and attitudes that are of fundamental importance for the development of professional teaching qualities. Fostering values-orientated education will lead to a human, ethical, dialogical and responsible qualification. The interviewees selected responsibility, respect, honesty, liberty, ethics, affectivity, humility, sincerity, propensity for dialogue, self-awareness and awareness of the other as being the most important values. They identified a reflective attitude, autonomy, the articulation of theory and practice, professional, social and ethical responsibility, knowing how to do and how to be, affectivity and motivation as being the set of most important values along with others related to the development of moral and ethical awareness. One important aspect that emerged was that the study made it possible to draw inferences regarding the significance and meaning the interviewees attributed to teacher education insofar as they perceived the academic environment as being a place that should endeavor to develop a critical awareness, the skill of attentive listening to others and powers of observation. The research concluded with some provisional considerations, weaving a web of formative aspects configuring a context impregnated with interactive strands connected by the human element, the need to learn how to learn and the need to learn to be a more humane teacher, sufficiently sensitive to comprehend the human condition.
Keywords: Identidade docente
Dimensão axiológica
Formação inicial do professor
Initial teacher education
Axiological dimension
Teacher identity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Stricto Sensu em Educação
Citation: COITÉ, Simone Leal Souza. A dimensão axiológica na formação inicial do professor. 2018. 256 f. Tese (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2405
Document date: 31-Mar-2018
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SimoneLealSouzaCoiteTese2017.pdfTese2.8 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.