Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2386
Type: Dissertação
Title: A literatura infantil e a formação cidadã: o fazer docente da educação infantil
Author(s): Marques, Kelly Cristina Vaz de Carvalho 
First Advisor: Sousa, Carlos Ângelo de Meneses
Summary: A infância é um misto de era uma vez, onde cada um pode imaginar o que quer ser e aonde quer ir, transformando simples objetos em invenções mirabolantes. É neste contexto que a Literatura Infantil mostra-se uma aliada ao exercício da imaginação e da fantasia, mas precisamente na Educação Infantil, onde, através dos contos, é possível proporcionar de maneira simbólica e lúdica aspectos formativos que contribuem para o desenvolvimento físico, social e psicológico; sendo essencial nessa etapa de formação a presença do educador como intermediário do processo educativo. Desta forma, a escola no cenário da Educação Infantil pode reforçar esse processo, aliando-se ao uso da Literatura Infantil como instrumento de formação cidadã das crianças. Porém, é salutar discutir tal aliança, principalmente no que se referem às práticas docentes da Educação Infantil direcionadas à Literatura, uma vez que as mesmas têm revelado que os docentes apresentam dificuldades em trabalhar neste contexto, principalmente quando o eixo central se volta a uma questão de formação crítica e cidadã. Para o desenvolvimento desta pesquisa foi traçado como objetivo geral, analisar de que forma a prática docente dos professores das escolas municipais de Educação Infantil da cidade de Ilha Grande do Piauí - PI utilizam ou não a Literatura Infantil como instrumento para o desenvolvimento da formação cidadã das crianças. De forma específica: Identificar nas propostas pedagógicas das escolas municipais de Educação Infantil da cidade de Ilha Grande do Piauí - PI as orientações teórico-metodológicas no que concerne ao trabalho com a Literatura Infantil aliada a formação cidadã das crianças; Evidenciar quais as características da prática docente dos professores relacionadas à Literatura Infantil que atuam nas escolas municipais de Educação Infantil da cidade de Ilha Grande do Piauí – PI. Em termos de aportes teóricos, a pesquisa destacou: Angotti (2003), Frantz (2001), Machado (2004), Sawaya (2000), Sisto (2010), Taylor; Bogdan (1984), Costa (1991), Nóvoa (1992), Trivños (1987), Alves (2004), Melo (2014), dentre outros. Os procedimentos metodológicos tiveram como base a abordagem qualitativa, dentro das narrativas escritas, através da análise documental das Propostas Pedagógicas, das observações das aulas das professoras de três escolas públicas municipais de Educação Infantil, dos diários de aula e diário de campo. Para examinar os dados utilizou-se a análise interpretativa, defendida por Zabalza (2004). Os resultados apontam que todas as professoras enfatizaram a importância da Literatura Infantil, associada à formação leitora e a formação cidadã, no entanto, relataram suas dificuldades quanto ao seu uso, alegando falta de recursos e materiais para tal efetivação, citando inclusive a falta de parceria da família para darem continuidade. Foi possível verificar ainda que, apesar da significativa experiência profissional enquanto docentes da Educação Infantil, as colaboradoras citam a existência de fragilidades na sua formação continuada, no que concerne às habilidades para o desenvolvimento de atividades que contemplem a Literatura Infantil como instrumento de formação cidadã.
Abstract: Childhood is an age-old mix, where everyone can imagine what they want to be and where they want to go, transforming simple objects into fanciful inventions. It is in this context that Children's Literature is an allied to the exercise of imagination and fantasy, but precisely in Early Childhood Education, where, through the stories, it is possible to provide in a symbolic and playful way formative aspects that contribute to the physical, social development and psychological; being essential in this stage of formation the presence of the educator as intermediary of the educational process. In this way, the school in the Child Education scenario can reinforce this process, allying itself with the use of Children's Literature as an instrument for the children's education. However, it is salutary to discuss such an alliance, especially with reference to the teaching practices of Early Childhood Education directed to Literature, since they have revealed that teachers have difficulties working in this context, especially when the central axis turns to an issue of critical and citizen formation. For the development of this research it was outlined as a general objective to analyze how the teaching practice of the teachers of the municipal schools of Early Childhood Education in the city of Ilha Grande do Piauí - PI use or not the Children's Literature as an instrument for the effective children. Specifically: Identify in the pedagogical proposals of the municipal schools of Early Childhood Education of the city of Ilha Grande do Piauí - PI the theoretical and methodological orientations regarding the work with Children's Literature allied to the children's citizenship education; To demonstrate the characteristics of the teaching practice of teachers related to Children's Literature who work in the municipal schools of Early Childhood Education in the city of Ilha Grande do Piauí – PI. In terms of theoretical contributions, the research highlighted: Angotti (2003), Frantz (2001), Machado (2004), Sawaya (2000), Sisto (2010), Taylor; Bogdan (1984), Costa (1991), Nóvoa (1992), Trivños (1987), Alves (2004), Melo (2014), among others. The methodological procedures were based on the qualitative approach, within the written narratives, through the documental analysis of the Pedagogical Proposals, the observations of the classes of the teachers of three municipal public schools of Early Childhood Education, of the class diaries and field diary. Interpretive analysis was used to examine the data. defended by Zabalza (2004). The results point out that all the teachers emphasized the importance of Children's Literature, associated to the reading formation and the citizen formation, nevertheless, they reported their difficulties regarding their use, claiming lack of resources and materials for such effectiveness, citing even the lack of partnership to continue. It was also possible to verify that despite the significant professional experience as teachers of Early Childhood Education, the collaborators cite the existence of weaknesses in their continuing education, in what concerns the skills to develop activities that contemplate Children's Literature as a tool for citizen training.
Keywords: Prática docente
Literatura infantil
Educação infantil
Formação cidadã
Children's literature
Teaching practice
Child education
Citizen training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Strictu Sensu em Educação
Citation: MARQUES, Kelly Cristina Vaz de Carvalho. A literatura infantil e a formação cidadã: o fazer docente da educação infantil. 2018. 165 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2386
Document date: 21-Feb-2018
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KellyCristinaVazdeCarvalhoMarquesDissertacao2018.pdfDissertação1.41 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.