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Type: Dissertação
Title: Fatores econômicos e sociais: impacto no resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de municípios do Estado de São Paulo de 2005 a 2015
Author(s): Silva, Carlos Daniel da 
First Advisor: Jesus, Wellington Ferreira de
Summary: Este trabalho, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB), aborda as influências de variáveis econômicas e sociais nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em Municípios do Estado de São Paulo, no período de 2005 a 2015. Para analisar tais influências, foi estudada a questão do federalismo brasileiro e suas implicações históricas, em especial na desigualdade econômica e social no Brasil e no Estado de São Paulo. Também foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com o propósito de se analisar o estado da arte da desigualdade e suas implicações na educação, bem como do financiamento da educação no Brasil. Para dar maior suporte à pesquisa, também foi realizada uma pesquisa exploratória, com análise de inúmeros documentos financeiros de despesas dos municípios, séries históricas de despesa na educação, saúde e saneamento, além da arrecadação de impostos, índice de Gini, Índice de Vulnerabilidade Social do Estado de São Paulo, rendimento médio das famílias, população e dados de todas as edições de Ideb. Como tipo de pesquisa se utilizou a quantitativa, com análise de dados em painel, em que se buscou verificar as influências das variáveis econômicas e sociais na variação do Ideb, ao longo do tempo. Com a análise em painel se identificou que as variáveis despesas com educação, remuneração de professores, saneamento e cota-parte de ICMS tem influência no resultado do Ideb, apesar de não explicar a totalidade dos resultados do indicador. A pesquisa demonstra que fatores extra sala de aula, de caráter social, podem fazer a diferença na melhora da qualidade da educação, quando se considera o indicador ideb.
Abstract: This study, developed under the Stricto Sensu Post Graduation Program in Education at Universidade Católica de Brasília (UCB), discusses the influence of economic and social variables on the results of the Basic Education Development Index (Ideb), in Municipalities of the State of São Paulo, from 2005 to 2015. In order to analyze such influences, It has been studied the issue of Brazilian federalism and its historical implications, especially economic and social inequality in Brazil and the State of São Paulo. A bibliographical research was also carried out with the purpose of analyzing the state of the art of inequality and its implications in education, as well as the financing of education in Brazil. In order to give more support to the research, an exploratory research was also carried out, with an analysis of numerous financial documents of municipal expenditures, historical expenditure series on education, health and sanitation, besides tax collection, Gini index, Social Vulnerability Index of the State of São Paulo, average income of families, population and data of all editions of Ideb. As a type of research the quantitative data analysis was used in panel, in which it was sought to verify the influence of the economic and social variables in the variation of the Ideb over time. The panel analysis identified that the variables education expenditure, teacher compensation, sanitation, Tax on Operations Related to the Circulation of Goods and on Services of Interstate, Intermunicipal and Communication Services (ICMS) share has an influence on Ideb's result, although it does not explain the total results of the indicator. Research shows that extra classroom factors, of a social nature, can make a difference in improving the quality of education, when considering the ideb indicator.
Keywords: Desigualdade
Financiamento da educação
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Strictu Sensu em Educação
Citation: SILVA, Carlos Daniel da. Fatores econômicos e sociais: impacto no resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de municípios do Estado de São Paulo de 2005 a 2015. 2017. 150 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2372
Document date: 4-Dec-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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