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Type: Tese
Title: Gestão pedagógica do ensino médio: estudo de caso sobre uma metodologia inovadora na cidade de Curitiba – PR
Author(s): Coelho, Silvia Regina dos Santos 
First Advisor: Gomes, Candido Alberto da Costa
First co-advisor: Vasconcelos, Ivar César Oliveira de
Summary: A presente pesquisa de natureza quali-quantitativa e explicativa é vinculada à linha de pesquisa Juventude Educação e Sociedade, liderada pela Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade da Universidade Católica de Brasília (UCB). Teve como objetivo geral investigar como determinadas estratégias pedagógicas, adotadas por gestores e docentes na metodologia de Oficinas de Aprendizagem, podem melhorar a aprendizagem e estimular o ingresso e a continuidade dos estudantes do ensino médio. Como objeto de investigação abordaram-se as práticas pedagógicas de um colégio de ensino médio da rede particular, no Município de Curitiba, Paraná. A pesquisa utilizou a metodologia de “estudo de caso intrínseco” de Stake (1995, 2007), complementado com a concepção teórica procedimental de Yin (2010), associada com a “análise de conteúdo” de Bardin (2011). Para o desenvolvimento da análise da questão central sobre “como o Colégio investigado está colocando em prática as orientações da nova Proposta Pedagógica de 2017 estabeleceu-se a fundamentação no debate das políticas curriculares, com base no ciclo de políticas educacionais propostas por Bowe e Ball (1992), Ball (1994) e Ball e Mainardes (2011). Realizou-se também a análise por meio documental para fazer uma reflexão acerca das diretrizes da nova proposta pedagógica do Colégio investigado, frente às exigências curriculares do ensino médio. Para a coleta de dados foram utilizados questionários aplicados a professores e alunos. Uma amostra de conveniência de 157 estudantes e 16 professores. A pesquisa analisou as respostas aos questionários bem como as transcrições das webconferências gravadas e online durante a participação da pesquisadora no curso para formação docente, procurando categorizá-las e associá-las a um referencial teórico adequado. Os dados obtidos pelos questionários foram submetidos à análise de conteúdo de Bardin (2011). Os dados dos questionários passaram por tratamento estatístico simples. Os resultados permitiram compreender o sistema de avaliação que se configura como importante dimensão do processo educativo, constituindo-se como forma, momento e recurso processual, contínuo, cumulativo e qualitativo de acompanhamento da aprendizagem. Desta forma, surgiu, como indicativo na pesquisa, por meio da técnica de observação e análise de documentos, que o sistema de avaliação alterado recentemente foi o aspecto de maior impacto nas ações cotidianas do estabelecimento. Por outro lado, os resultados também demonstraram que a combinação de aprendizagem por desafios e resolução de problemas preconizados na metodologia Oficinas de Aprendizagem é importante para que os alunos aprendam fazendo, juntos, no seu próprio ritmo. Os principais motivos de escolha do Colégio por alunos e pais são a metodologia ativa, socializada e interseriada e as possibilidades de cursos técnicos concomitantes. Com taxas de reprovação e abandono muito reduzidas, a unidade obtém elevada pontuação no Enem. As sugestões se referem à complexidade e clareza das normas, em particular de avaliação.
Abstract: This qualitative and explanatory research is linked to the Education and Society research line, led by the UNESCO Chair of Youth, Education and Society of the Catholic University of Brasilia (UCB). Its main goal it aimed at to investigate how some selected pedagogical investigating how certain pedagogical strategies, adopted by managers and teachers in the methodology of Learning Workshops, can improve the learning process and stimulate the entry and continuity of secondary school students. The project focused on the educational practices of a private secondary school in Curitiba, Paraná. The research applied Stake's (1995, 2007) "intrinsic case study" methodology, complemented by Yin’s (2010) procedural theoretical conception, associated with Bardin’s (2011) "content analysis." For the development of the analysis of the central question on how the investigated Secondary School is putting into practice the guidelines of the new Pedagogical Proposal of 2017. The debate of curricular policies was based on the cycle of educational policies, proposed by Bowe and Ball (1992), Ball (1994) and Ball and Mainardes (2011). The documentary analysis was also carried out to reflect on the new guidelines of the pedagogical proposal of Secondary School, facing the new curricular requirements of secondary education. For the data collection, questionnaires were applied to teachers and students. A convenience sample of 157 students and 16 teachers participated in the study. The research analyzed the answers to the questionnaires as well as the transcriptions of recorded web-conferences and online during the participation of the researcher in the course for teacher in-service education, in order to trying to categorize them and associate them with an appropriate theoretical. The data obtained by the questionnaires were submitted to the content analysis of Bardin (2011). The data of the questionnaires received simple statistical treatment. The results allowed to understand the evaluation system that is configured as an important dimension of the educational process, constituting itself as a form, moment and procedural resource, continuous, cumulative and qualitative of accompaniment of the learning. Thus, it emerged, as indicated in the research, through the technique of observation and analysis of documents, the recently modified evaluation system was the aspect that had the greatest impact on the daily actions of the establishment. On the other hand, the results also demonstrated that the combination of learning by challenges and problem solving advocated in the Learning Workshops methodology is important for students to learn by doing, together, at their own pace. The main reasons for choosing Secondary School by students and parents are the active, socialized and inter-serial methodology and as well as possibilities of concomitant technical courses. With very high success and low drop out rates, the unit has gotten high scores on a final standardized examination for secondary school graduates. The suggestions relate to the complexity and clarity of standards, in particular of evaluation.
Keywords: Ensino médio
Política educacional
Proposta pedagógica
Metodologias de ensino
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Strictu Sensu em Educação
Citation: COELHO, Silvia Regina dos Santos. Gestão pedagógica do ensino médio: estudo de caso sobre uma metodologia inovadora na cidade de Curitiba – PR. 2017. 413 f. Tese (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2365
Document date: 13-Dec-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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