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Type: Dissertação
Title: Realização de negócios bancários nas redes sociais: o atendimento a clientes do Banco do Brasil via Facebook
Author(s): Menezes, Adriano Paulino 
First Advisor: Iasbeck, Luiz Carlos Assis
Summary: Esta dissertação abordará um fenômeno comunicacional recente na história do país: a explosão das redes sociais de Internet, em especial, a aplicação dessas redes como ferramentas de transmissão da imagem empresarial de instituições bancárias brasileiras, como apoio inicial em propaganda e marketing para o início de uma relação comercial, e também como canal de comunicação onde os clientes podem sugerir, divulgar, reclamar, solicitar informações e se relacionar diretamente com o banco, obtendo respostas rápidas. Serão explicados os conceitos referentes à tecnologia da Internet e como se deu sua criação nos anos 50, o advento das redes sociais com o barateamento dos custos da telefonia e de equipamentos, um histórico do sistema financeiro mundial demonstrando a origem e estruturação das trocas monetárias e do comércio, sugestões sobre como a rede bancária brasileira pode se apropriar desses novos instrumentos, as teorias da comunicação no “estado da arte” que podem ser aplicadas para embasar a interação cliente-banco, a melhor forma de se inserir e de se comunicar por essas redes, uma proposta de utilização direta deste estudo pela instituição Banco do Brasil, e a comprovação de que as redes sociais podem ser utilizadas para realizar transações negociais que atendam às partes contratantes (cliente e fornecedor).
Abstract: This dissertation will address a recent communicational phenomenon in the history of this country: the explosion of Internet social networks, in particular, the application of these networks as tools for transmitting the entrepreneurial image of Brazilian banking institutions, such as initial support in propaganda and marketing to the beginning of a commercial relationship and also as a communication channel where customers may suggest, disseminate, complain, request information and relate directly to the bank, obtaining quick responses. The concepts regarding Internet technology will be explained and how it has been created in the last century, the advent of social networks with cheaper costs of telephony and equipment’s, a history of the world financial system demonstrating the origin and structuring of monetary and trade exchanges, suggestions on how the Brazilian banking network can take ownership of these new instruments, the communication theories in the "state of art" that can be applied to base the client-bank interaction, the best way to enter and communicate through these networks, a proposal for use of this study by the Banco do Brasil institution, and the proof that social networks can be used to negotiated transactions that meet the Contracting Parties (customer and supplier).
Keywords: Bancos
Internet
Comunicação
Redes sociais
Facebook
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Strictu Sensu em Comunicação
Citation: MENEZES, Adriano Paulino. Realização de negócios bancários nas redes sociais: o atendimento a clientes do Banco do Brasil via Facebook. 2017. 87 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Comunicação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2359
Document date: 31-Aug-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação

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