Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2351
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlencar, Vânia Roseli de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5873128702575886por
dc.contributor.advisor1Brasil, Katia Cristina Tarouquella Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7783057166529024por
dc.date.accessioned2018-01-23T11:43:05Z-
dc.date.issued2017-08-18-
dc.identifier.citationALENCAR, Vânia Roseli de. Desamarrando o preconceito: um estudo de gênero, a partir do dispositivo da fotolinguagem. 2017. 197 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2351-
dc.description.resumoAs assimetrias de gênero se acentuam nos âmbitos públicos e privados. Assim, fazem-se necessárias pesquisas ações que atenuem tal situação. O presente estudo procurou analisar no grupo de participantes do Projeto Meninas Velozes, a concepção de gênero no espaço escolar e as relações no feminino, educação e área tecnológica, a partir da fotolinguagem. O projeto tem como objetivo incentivar as adolescentes de uma região periférica do Distrito Federal, a ingressarem no ensino superior nos cursos nas áreas Tecnológicas. A iniciativa em questão oferece uma bolsa de cem reais (R$ 100,00), para cada adolescente que integra o projeto, apoio repassado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Ensino Médio (PIBIC-EM). Buscou-se identificar a concepção de gênero no espaço escolar e as relações entre feminino, educação e área tecnológica. Utilizou-se o dispositivo da fotolinguagem, o qual se constitui como objeto mediador a partir de fotografias, um dispositivo de referência para a prática profissional e a pesquisa. Outro instrumento utilizado na pesquisa foi o diário de campo. A intervenção com fotolinguagem foi realizada na escola em cinco encontros, conduzidos pela pesquisadora Pedagoga e duas alunas de Iniciação Científica do curso de Psicologia. Nos encontros, foram discutidas as temáticas: gênero e educação – ser menina/mulher no meio escolar; o lugar das mulheres na educação; o impacto do Projeto Meninas Velozes; A conclusão do Ensino Médio e as perspectivas do futuro; as mulheres e a inserção no mundo do trabalho e sua inserção nas áreas Tecnológicas. Os resultados revelaram que as adolescentes desejam romper com o modo como suas mães e avós se relacionam com seus companheiros, com o modo com que elas se inseririam no mundo do trabalho e o fato de que não concluíram seus estudos. Nesses encontros, as adolescentes evidenciaram estarem cientes quanto às vicissitudes causadas pela dominação masculina ainda vigente e a carga das mulheres em relação aos cuidados familiares acrescido das horas de trabalho, bem como os desafios das meninas de periferia para ingressarem nos patamares mais elevados da educação. Também emergiram os marcadores sociais de diferença e sua visibilidade como componentes nas questões de gênero. As adolescentes pontuaram a relevância do Projeto Meninas Velozes para o grupo participante, apesar de nem todas se sentirem atraídas por cursos relacionados às áreas Tecnológicas, elas qualificaram o fato de que pelo projeto puderam conhecer uma universidade e se aproximar das mulheres que fizeram seu percurso na engenharia. O dispositivo de fotolinguagem se apresentou como um recurso inovador para o fomento das discussões e das trocas no grupo, pois possibilitou a desconstrução da ideia do feminino e de uma educação e um mundo do trabalho voltado para as mulheres. A fotolinguagem como objeto mediador promoveu uma cadeia associativa grupal impulsionada pela fotografia.por
dc.description.abstractThe asymmetries of gender have been emphasized in public and private camps. This way, some actions researches are necessaries for reducing this situation. The present study looked for analyzing the conception of gender in scholar space, feminine relations, education and technological area from the photolanguage device in the participants’ group of the Fast Girls Project. The objective of this project is to incentive the adolescents of a peripheral region of the Federal District – Brazil to ingress in College in the Technological courses. This initiative in question offers a scholarship of one hundred reais (R$100, 00) for each adolescent who integrate the program. This is an incentive of the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq) through its Institutional Program for Junior Scientific Initiation Scholarships (PIBIC-JR). The present study looked for analyzing the gender conception in scholar space and the relations among feminine, education and technological area. It was used a photo-language device, which is a mediator object from photos, a reference device to a professional practice and to the research. Another instrument that was used to research was a diary for registers of camp research. The intervention with photo-language was performed with five meetings in the school that were conducted by the educationalist researcher and two Psychology’s students of the Scientific Initiation. In the meetings was discussed the thematic about gender and education – to be girl/woman in the scholar camp; the women’s place in education; the impact of the Fast Girls Project; the high school conclusion and the perspectives to the future; women and their insertions in the world of work and in technologic areas. The results revealed that the adolescents wish stopping with the way their mothers and grandmothers have relationship with their companions, with the way they got in the world of work and the fact of not concluding their studies. In the meetings the adolescents had evidenced about the vicissitudes caused by masculine domination that is present still and the women’s burden in relation with their families, increased of the work day hours, like the challenges of the peripheries girls to ingress in the most elevated level of education. The social markers of differences and their visibility emerge, too, like gender questions components. The adolescents have punctuated the relevance of the Fast Girls Project to the group’s participants, besides not all of them feel attraction for courses in Technological areas, they qualified the fact that, by the Project they could to know the university and to have proximity with the women that made their percuss in Engineering. The photo-language device presented like an innovator object to the fomentation of the discussions and the exchanges of the group, made possibly the deconstruction of the feminine idea, education and a work world faced to women. The photo-language like a mediator object promoted a group association chain driven by the photography.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://bdtd.ucb.br:8443/jspui/retrieve/5447/VaniaRoselideAlencarDissertacaoParcial2017.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Brasíliapor
dc.publisher.departmentEscola de Educação, Tecnologia e Comunicaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUCBpor
dc.publisher.programPrograma Strictu Sensu em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectFotolinguagempor
dc.subjectTecnologia e educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleDesamarrando o preconceito: um estudo de gênero, a partir do dispositivo da fotolinguagempor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VaniaRoselideAlencarDissertacaoParcial2017.pdfDissertação (Parcial)482.05 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.