???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2341
???metadata.dc.type???: Tese
Title: O mestrado profissional em ensino na formação continuada: da motivação docente à escola
???metadata.dc.creator???: Nunes, Bruno Teles 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Gomes, Candido Alberto da Costa
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa exploratória apresenta um cenário do potencial de efetividade do Programa de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública da Educação Básica (PROEB). O cenário é composto por quatro elementos: o perfil motivacional dos professores; a percepção dos mesmos acerca: de aspectos acadêmicos dos mestrados; da contribuição da experiência nos cursos para a prática docente; e da permeabilidade dos contextos escolares aos novos saberes. Participaram do survey nacional 2.738 professores, alunos e ex-alunos bolsistas, entre 2011 e 2016, dos Mestrados Profissionais em Ensino de: Matemática (ProfMat), Letras (ProfLetras), História (ProfHistória), Física (ProFis) e Artes (ProfArtes). A despeito de algumas fragilidades observadas, os três primeiros elementos do cenário apresentaram resultados alvissareiros. Os professores se mostraram destacadamente autodeterminados, apesar da considerável influência de mecanismos de compensação de fatores (sociais e financeiros) problemáticos observados na carreira docente. Predominaram percepções positivas acerca das características acadêmicas dos cursos, contudo, observamos críticas negativas, assemelhando a estrutura acadêmica dos mestrados profissionais aos acadêmicos, sobretudo no ProfMat. Preponderaram percepções positivas sobre a contribuição dos cursos para a prática docente, em menor grau quanto ao desempenho dos alunos. Quanto ao quarto elemento, os dados apontaram para uma permeabilidade mediana das escolas aos novos saberes. A fusão dos quatro componentes resultou em um cenário promissor, ou seja, as ações do PROEB apresentam potencial efetivo de agregar melhorias a educação básica brasileira.
Abstract: This exploratory research presents a scenario of the potential effectiveness of the Program of Professional Master Degree for Teachers from Basic Education Public Schools (PROEB). The scene is composed of four elements: 1) the teacher`s motivational profile; 2) teachers' perceptions about the academic aspects; 3) teachers' perceptions about the contribution for the teaching practice; and 4) teachers' perceptions about permeability of school contexts to new knowledge. From a national survey, we collected 2,738 fully forms. All participants are basic education teachers - students and, between 2011 and 2016 - from professional master courses in teaching of: math (ProfMat), letters (ProfLetras), history (ProfHistória), physics (ProFis) and arts (ProfArtes). Despite of some observed weaknesses, the first three elements presented auspicious results. The teachers were prominently self-determined, despite the considerable influence of compensation mechanisms of problematic factors (social and financial) observed in teaching career. Positive perceptions predominated about: the academic features of the courses, however, we observed negative reviews, resembling the academic structure of professional masters to academics, especially the ProfMat; and about the courses contribution for the teaching practice, to a lesser extent about the student performance. With regards to the fourth element, the data pointed to an average permeability of the schools to new knowledge. After merging the four components we observed a promising scenario, so, the PROEB shows effective features, aggregating improvements to the Brazilian basic education.
Keywords: Educação básica
Políticas educacionais públicas
Formação continuada de professores
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
???metadata.dc.publisher.initials???: UCB
???metadata.dc.publisher.department???: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa Strictu Sensu em Educação
Citation: NUNES, Bruno Teles. O mestrado profissional em ensino na formação continuada: da motivação docente à escola. 2017. 217 f. Tese (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2341
Issue Date: 20-Nov-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BrunoTelesNunesTese2017.pdfTese29.69 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.