Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2339
Type: Dissertação
Title: Pedagogia online: um estudo da ação docente em larga escala
Author(s): Bermúdez, Alenka María Graciela Díaz 
First Advisor: Sousa, Carlos Ângelo de Meneses
Summary: A presente pesquisa objetiva analisar a pedagogia online mediante a ação docente representada na interação dos tutores com os alunos, em cursos livres curtos e gratuitos, oferecidos em larga escala, a um público plural. O cenário da pesquisa situa-se num projeto de educação empreendedora de abrangência nacional. O estudo proposto se insere na linha da abordagem qualitativa, a partir de uma pesquisa exploratória. Esta aproximação buscou conhecer e aprofundar a natureza dos fenômenos numa visão compreensiva, isto é, dos significados atribuídos pelos seres sociais em um contexto histórico específico. Como aporte teórico cotejou-se ideias de Castells, Levy, Masseto, Morin, Gaulejac, Bauman, Heidegger, dentre outros. Em termos metodológicos, a geração de dados se deu a partir da plataforma institucional, nas ferramentas interativas, Fórum e Fale com o Tutor. Nos resultados evidenciou-se que a capacitação de empreendedores, no atual contexto do país, representa desafios para a mediação pedagógica a distância, entendida como possibilidade de aporte à mudança social, assim como para os modelos gestionários de programas educativos no campo do empreendedorismo. Dentre os desafios se destacam a falta da ênfase sobre a função social da atividade empreendedora, a insuficiência na abordagem do mediador a respeito da formação cidadã e solidária do sujeito empreendedor em sua relação com o coletivo, principalmente, no marco do projeto de humanidade construído até hoje, no qual o individualismo se sobrepõe a qualquer tentativa que favoreça o bem-estar e a estabilidade econômica da coletividade.
Abstract: This research aims to analize an online teaching program by means of the interaction given between tutors and students in short and free courses offered at a large scale to a plural public. The research scenario is an entrepreneurship education project at national level. The study has a qualitative approach from the perspective of an exploratory investigation. It seeks to know and deepen the nature of phenomenon in an vision, to understand the meanings produced by social beings in a historical specific context. As theoretical framework this study is grounded by ideias from Castells, Levy, Masseto, Morin, Gaulejac, Bauman, Heidegger, among others. In methodological terms data were produced in an institutional platform by an interactive tool named speak to the tutor. Results showed that capacity-making of entrepreneurs, in the current context of the country, involves great challenges for at distance pedagocical mediation, in terms of contribution to social changes as well as management models of teaching programs in the entrepreneurship field. Among the principal threats is highlighted the need to empahazise on the social perspective of the entrepreneurship activity; the insufficient approach of the mediator in relation to a solidary citizenship-building of the entrepreneur vis a vis the collective sphere, especially in the frame of the humanitarian project built until today in which individualism is overlapped to any effort for favoring well-being and economic stabilty of the collectivity.
Keywords: Pedagogia online
Ensino a distância
Empreendedorismo
Mediação virtual
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Strictu Sensu em Educação
Citation: BERMÚDEZ, Alenka María Graciela Díaz. Pedagogia online: um estudo da ação docente em larga escala. 2017. 148 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2339
Document date: 11-Dec-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AlenkaMariaGracielaDiazBermudezDissertacao2017.pdfDissertação2.01 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.