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Type: Dissertação
Title: A Barbie no Instagram: os simulacros de interação da idealização feminina
Author(s): Silva, Rosângela Barbosa da 
First Advisor: Kieling, Alexandre Schirmer
Summary: Esta dissertação se propôs analisar o que se passa na perspectiva da linguagem verbal e não verbal do processo comunicacional da Barbie no Instagram. E como se configura o plano da expressão e o plano do conteúdo da boneca que passou a recorrer não somente aos figurinos da moda, à agenda midiática dos meios de massa para produzir sentido, mas ocupou as redes. O método que recorremos nessa pesquisa se ampara na abordagem ancorada na semiótica, mais especificamente na semiótica francesa, com base estruturalista, que contempla não apenas a análise sobre o texto escrito, mas compreende o texto em todas as suas dimensões. A fundamentação do método se desenvolveu nos postulados de Louis Hjelmslev. A Barbie comunica aos seus seguidores por meio do Instagram, seu estilo de vida agradável aos olhos de quem ver. A boneca na mídia social revela toda a produção da linguagem. No Espaço cibernético, os sentidos e valores tornam-se infinitos. A boneca assumiu para si um espaço na mídia social no qual ela revela uma realidade construída e articulada. Isso mostra que a Barbie é também um reflexo dos costumes de uma época, sua evolução, sua revolução. Abrangendo aspectos sociais e culturais. Ao fim, concluímos que a Barbie foi criada mediaticamente. Ela é uma construção simbólica e discursiva.
Abstract: This thesis proposed to analyze what is happening in the context of verbal and non verbal communication process Barbie on Instagram. And the configuration of the expression plane and doll content plan that began to appeal not only to fashion costumes, the media agenda of the mass media to make sense, but he held on goal. The method that we used in this research is supported by the approach anchored in semiotics, more specifically in the French semiotics with structuralist basis, which includes not only the analysis of the written text, but understands the text in all its dimensions. The basis of the method developed in the postulates of Louis Hjelmslev. Barbie announces to its followers through Instagram, your style of life pleasing to the eyes of those who see. The doll on social media reveals the production of language. In cyber space, senses and values become infinite. Doll took for himself a space in social media in which she reveals a constructed and articulated reality. This shows that Barbie is also a reflection of the customs of an era, its evolution, its revolution. Including social and cultural aspects. At the end, we concluded that Barbie was created mediaticamente. It is a symbolic and discursive construction.
Keywords: Instagram
Comunicação
Redes sociais
Linguagem verbal
Boneca Barbie
Moda
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Strictu Sensu em Comunicação
Citation: SILVA, Rosângela Barbosa da. A Barbie no Instagram: os simulacros de interação da idealização feminina. 2016. 167 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Comunicação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2331
Document date: 1-Sep-2016
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação

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