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Type: Tese
Title: Efeitos positivos do uso de brincadeiras ativas para aprendizagem de conteúdos escolares e a cognição de crianças
Author(s): Ramos, Isabela Almeida 
First Advisor: Campbell, Carmen Silvia Grubert
First co-advisor: Fontes, Eduardo Bodnariuc
Summary: Dificuldades, problemas de aprendizagem, condições socioeconômicas, são fatores que justificam o alto índice de repetência escolar no sistema educacional brasileiro. Nesse sentido, a Educação Física interdisciplinar pode otimizar a aprendizagem da criança. O estudo teve por objetivo verificar os efeitos de um programa de educação física interdisciplinar sobre o desempenho escolar e atenção seletiva de crianças. 60 meninos e meninas com desempenho escolar inferior, estudantes do 4º ano do ensino fundamental foram divididos em grupo educação pelo movimento (EduMovi) (n=39, 9,7 ± 1,0 anos; 31,6 ± 6,2 kg; 1,4 ± 0,1 m; 17,9 ± 7,2 %G), que participou de aulas ativas com os conteúdos de português e durante o turno escolar (duas vezes por semana por três meses) (172,8 ± 16,31 bpm); e grupo controle (CON, n=21, 9,9±0,8 anos; 30,0 ± 5,1 kg; 1,4 ± 0,1 m; 17,1 ± 8,6 %G) que permaneceu assistindo aulas tradicionais de português e matemática durante o mesmo período (92,4 ± 8,9 bpm). A ANOVA revelou redução na dobra cutânea tricipital para EduMovi em comparação com grupo CON no pós teste (11,8 ± 5,6 vs 12,7 ± 5,3; p=0,008), houve ainda um aumento no NAF para EduMovi vs CON porém não foi significativo (Δ 23,3 vs 2,9 METs; p=0,09). Na capacidade de leitura foi observado um melhor escore para EduMovi no pós teste comparado com CON (65,2 ± 4,9 vs 64,7 3,0; p=0,038). Na etapa incongruente do teste de Stroop que avalia a atenção seletiva, o grupo EduMovi foi mais rápido e errou menos em comparação com o pré teste, mas o resultado não foi significativo (236,1 ± 39,9 vs 327,9 ± 45,88 ms/%, Δ -90ms e -2% de erros p=0,09). Um programa de curto prazo de educação física interdisciplinar pode melhorar a capacidade de leitura e atenção seletiva de crianças.
Abstract: Learning difficulties and disturbs, socioeconomic conditions, could justify the high rate of brazilian educational system failure. Therefore, interdisciplinary Physical Education can ameliorate children learning. The purpose of this study was to verify the effects of an interdisciplinary physical education program on academic achievement and selective attention in children. 60 boys and girls from 4th grade of public elementary brazilian school, underwent a Education by Movement group (EduMove) (n=39, 9.7±yr; 31.6 ± 6.2 kg; 1.4 ± 0.1 m; 17.9 ± 7.2 %G) with math, written and reading classes through physical education activities during a school journey (172.8±16.31bpm) (60min each class, twice a week), and a control group (Con) (n=21, 9.9±0.8yr; 30.0 ± 5.1 kg; 1.4 ± 0.1 m; 17.1 ± 8.6 %G) which participated at traditional classes (92.4±8.9bpm). Thereafter children undertook anthropometric (weight, height, body fat), physical activity level, academic achievement, selective attention test (Stroop Go/NoGo), before and after three months. ANOVA revealed tricipital skinfold reduction for EduMove in comparison with CON at post test (11.8 ± 5.6 vs 12.7 ± 5.3; p=0.008), it was observed higher physical activity level for EduMovi vs CON (Δ 23.3 vs 2.9 METs; p=0.09). Children showed better results at reading capacity for EduMovi vs CON (65.2 ± 4.9 vs 64.7 ± 3.0; p=0.038). Regarding selective attention EduMovi was faster and committed less mistakes in comparison with pre test (236.1 ± 39.9 vs 327.9 ± 45.88 ms/%, Δ -90ms e - 2% de erros p=0.09). A short term interdisciplinary physical education program can improve reading capacity, and selective attention in children. These results may suggest that activity breaks during a school journey could contributing to learning.
Keywords: Crianças
Atenção seletiva
Desempenho escolcar
Educação física
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Saúde e Medicina
Program: Programa Strictu Sensu em Educação Física
Citation: RAMOS, Isabela Almeida. Efeitos positivos do uso de brincadeiras ativas para aprendizagem de conteúdos escolares e a cognição de crianças. 2017. 86 f. Tese (Programa Stricto Sensu em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2313
Document date: 21-Jun-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação Física

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