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Type: Dissertação
Title: Cultura organizacional e inovação: relações (im) possíveis
Author(s): Garcia, Sérgio Alves 
First Advisor: Hedler, Helga Cristina
Summary: O objetivo desse trabalho foi o de caracterizar a cultura organizacional de uma empresa de grande porte do segmento de saúde com atuação nacional e identificar as relações que se estabelecem com a inovação. Esses temas vêm despertando o interesse de pesquisadores, principalmente em razão da relação com desempenho organizacional vinculado à competitividade no mercado. Na pesquisa foi utilizado um método misto de análise em duas etapas. Na primeira, utilizou-se uma pesquisa quantitativa, com a aplicação do questionário de diagnóstico cultural Organization Culture Assessment Instrument (OCAI) de Cameron e Quinn (2011), validado internacionalmente. A etapa qualitativa contou com a aplicação do questionário estruturado para identificação dos determinantes da cultura, proposto por Martins e Terblanche (2003). O resultado da primeira fase com uma amostragem de 274 sujeitos, caracterizou a predominância da cultura do tipo Mercado e, na fase subsequente, identificouse junto às lideranças participantes das entrevistas o perfil organizacional de Cultura Inovativa, com traços de flexibilidade, recompensas, reconhecimentos, tolerância a erros, trabalho em equipe, comunicação aberta, estando a cultura organizacional na base do processo de inovar. Este estudo contribui para sustentar a estratégia organizacional de disseminação das dimensões de uma cultura pró inovação.
Abstract: The objective of this work was to characterize the organizational culture of a large company of the health segment with national performance and to identify the relations that are established with the innovation. These themes have aroused the interest of researchers, mainly due to the relation with organizational performance linked to the competitiveness in the market. The research used a mixed method of two-step analysis. In the first, a quantitative research was carried out with the application of the internationally validated Organization Culture Assessment Instrument (OCAI) by Cameron and Quinn (2011). The qualitative stage had the application of the structured questionnaire to identify the determinants of the culture, proposed by Martins and Terblanche (2003). The result of the first phase, with a sample of 274 subjects, characterized the predominance of the Market type culture and, in the subsequent phase, the organizational profile of the Innovative Culture was identified with the leaders participating in the interviews, with traits of flexibility, rewards, recognition, error tolerance, teamwork, open communication, the organizational culture being the basis of the innovation process. This study contributes to support the organizational strategy of disseminating the dimensions of a pro-innovation culture.
Keywords: Cultura organizacional
Inovação
Cultura de inovação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Strictu Sensu em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação
Citation: GARCIA, Sérgio Alves. Cultura organizacional e inovação: relações (im) possíveis. 2017. 133 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2311
Document date: 31-Aug-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação

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