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Type: Dissertação
Title: Gestão do conhecimento: um estudo no âmbito do ISCP
Author(s): Carneiro, Adailto Fernandes 
First Advisor: Moresi, Eduardo Amadeu Dutra
Summary: A Gestão do conhecimento (GC) é utilizada, geralmente, para gerir o capital intelectual produzido em uma organização, fomentando o uso consciente do processo do conhecimento que é composto pela identificação, criação, armazenamento, compartilhamento e aplicação do conhecimento relevante para a organização. Para que as práticas e ferramentas de GC tenham aderência em uma organização, elas devem agregar valor aos processos institucionais. O Instituto Superior de Ciências Policiais (ISCP) é uma Instituição de Ensino Superior (IES) vinculada à Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e responsável pela educação técnica e pesquisa científica na área de segurança pública. A hipótese de utilizar as técnicas e ferramentas de GC, alinhadas com o plano estratégico da PMDF para realizar o tratamento dos trabalhos de conclusão de curso do ISCP, podem trazer grandes ganhos para o aprimoramento da doutrina policial. O objetivo do presente trabalho foi identificar a existência de normas que tratem do tema gestão do conhecimento dentro do Instituto Superior de Ciências Policiais (ISCP) e analisar as possíveis melhorias na gestão dos trabalhos técnicos produzidos no ISCP, com o emprego de técnicas e ferramentas de GC. Para tanto, foi utilizada a metodologia de pesquisa aplicada, descritiva e estudo de caso para o levantamento dos dados utilizados. Algumas ações isoladas de GC foram encontradas, mas sem citar, de maneira direta, o termo “Gestão do Conhecimento”. Há uma expectativa de que a aplicação de técnicas de GC no ISCP teria o potencial de facilitar os processos de gestão do conhecimento tácito externalizado nos trabalhos de conclusão de curso, agregando valor aos processos internos e permitindo melhoria na formação da doutrina policial.
Abstract: Knowledge Management (CG) is generally used to manage the intellectual capital produced in an organization. It may lead to the induction of conscious use of the knowledge management (KM) process. KM is compounded by identification, creation, storage, sharing and application of knowledge relevant to the organization. GC practices and tools can be consolidated in an organization, if it can add value to institutional processes. The Higher Institute of Police Sciences (ISCP) is a Higher Education Institution (IES). ISCP is directly connected to the Military Police of the Federal District (PMDF). ISCP is responsible for technical education and scientific research on public security. The hypothesis is how KM techniques and tools can help ISCP to manage all knowledge in the students conclusion papers and how it can be used to improve police doctrine. The objective of the present study is to identify some specific norms of knowledge management in the ISCP and analyze possible improvements in the management of the technical paper works produced in the ISCP. Regarding that, we used applied research methodology and case study to collect all datas. Some isolated actions of KM were found, but without directly mentioning the term "Knowledge Management". There is an expectation, if KM techniques could be applied in the ISCP, it could facilitate the processes of management of tacit knowledge externalized in the course completion work, adding value to the internal processes and allowing improvement in the formation of police doctrine.
Keywords: Gestão do conhecimento
Polícia militar
Plano de gestão do conhecimento
Capital intelectual
Instituto Superior de Ciências Policiais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Strictu Sensu em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação
Citation: CARNEIRO, Adailto Fernandes. Gestão do conhecimento: um estudo no âmbito do ISCP. 2017. 92 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2307
Document date: 14-Jun-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação

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