Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2301
Type: Dissertação
Title: Concepções de professores, de pais e de especialistas acerca dos processos de avaliação e de escolarização de alunos com dificuldades de aprendizagem: a narrativa de uma experiência
Author(s): Limão, Eliane Fernandes 
First Advisor: Almeida, Sandra Francesca Conte de
Summary: A presente dissertação tem por objetivo principal analisar a implementação e os resultados de um sistema de avaliação diferenciado e assistido implementado pela Escola Amarela, situada em Cidade Ocidental, Goiás, visando a contribuir e a oportunizar o desenvolvimento e o aprendizado de alunos identificados com dificuldades de aprendizagem, com laudos médicos. Participaram da pesquisa 1 coordenador pedagógico e 5 professores da rede privada de ensino, 5 pais de alunos e 3 especialistas, sendo que a escolha dos sujeitos se deu por amostra de conveniência. A pesquisa se utilizou da abordagem qualitativa e o método foi a pesquisa -ação, de caráter participativo, com a técnica do estudo de caso, tendo como procedimentos de coleta de dados a análise documental e a entrevista semiestruturada. Os resultados foram analisados por meio da análise de conteúdo, com a elaboração de categorias temáticas. A revisão de literatura discutiu os conceitos de dificuldades de aprendizagem e de distúrbio da aprendizagem, sobretudo o TDA/H (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade), a relação ensino e aprendizagem na teoria sócio-histórica de Vygotsky, a medicalização de alunos com TDA/H e a avaliação assistida dos alunos com problemas de aprendizagem e/ou com laudos médicos no processo de escolarização. Concluiu-se, por meio da pesquisa, que as concepções e práticas de pais, professores e especialistas acerca dos problemas de aprendizado reforçam o processo de medicalização na infância. É preciso, pois, fortalecer a formação continuada aos professores para possibilitar melhor compreensão do processo educacional, especialmente da avaliação assistida. Em relação aos pais, cabe reforçar a sua participação e responsabilidade no processo de escolarização dos filhos e implementar uma comunicação mais eficaz entre pais e escola. Em relação aos especialistas, uma maior aproximação com as escolas seria um meio de estreitar as relações profissionais entre coordenação pedagógica, professores e especialistas, de modo a que estes tenham uma melhor compreensão sobre o desenvolvimento e o desempenho escolar dos alunos e sua evolução, oportunizando uma discussão crítica sobre a medicalização na infância e os seus efeitos na subjetividade e nos processos de desenvolvimento e de aprendizagem dos sujeitos.
Abstract: The primary aim of this dissertation is to analyze the implementation and results of a differentiated and assisted assessment system implemented by Escola Amarela, located in Cidade Ocidental, Goiás, seeking to contribute to and enable the development and learning of students who have been medically identified as having learning disabilities. A convenience sample consisting of 1 pedagogical coordinator and 5 teachers from private schools, 5 parents of students, and 3 specialists participated in the research. The study employed a qualitative approach and a participatory action research method. A case study technique with document analysis and semi -structured interviews was used for data collection. The results were analyzed through content analysis with the identification of thematic categories. The literature review addressed the concepts of learning disabilities and disorders, especially ADHD (Attention Deficit Hyperactivity Disorder), the teaching-learning relationship in Vygotsky's socio-historical theory, the medicalization of students with ADHD, and the assisted assessment of students with learning problems and/or medical conditions in the schooling process. The study suggests that the conceptions and practices of parents, teachers, and specialists regarding learning problems reinforce the process of medicalization in childhood. It is thus necessary to strengthen continuing education for teachers in order to enable a better understanding of the educational process, especially assisted assessment. With regard to parents, it is important to reinforce their participation and responsibility in the process of schooling their children and to promote a more effective communication between parents and schools. As for the specialists, a closer relationship with the schools would be a means of strengthening the professional ties among the pedagogical coordination, teachers, and specialists, so that they have a better understanding of the development and school achievement of the students and their evolution, allowing for a critical discussion about the medicalization of childhood and its effects on the subj ects' learning and developmental processes.
Keywords: Educação
Escolarização
Avaliação assistida
Dificuldade de aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Strictu Sensu em Educação
Citation: LIMÃO, Eliane Fernandes. Concepções de professores, de pais e de especialistas acerca dos processos de avaliação e de escolarização de alunos com dificuldades de aprendizagem: a narrativa de uma experiência. 2017. 147 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2301
Document date: 17-Aug-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ElianeFernandesLimãoDissertacao2017.pdfDissertação3.31 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.