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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Formação inicial de professores: um estudo de caso sobre a educação em direitos humanos
???metadata.dc.creator???: Pereira, Débora Aparecida Antunes 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Cunha, Célio da
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília – UCB, na linha de pesquisa “Política, Gestão e Economia da Educação”, tem por objeto de estudo a Educação em Direitos Humanos (EDH) na formação inicial de professores. Analisou-se, em um curso de Pedagogia de uma IES privada do DF, até que ponto a educação em direitos humanos está presente no currículo, nas ações de pesquisa e extensão, e na percepção de professores do próprio curso acerca dessa temática. Esta pesquisa configura um estudo de caso, cuja abordagem é qualitativa e exploratória, e cuja fundamentação teórica e epistemológica está apoiada nas bases da Teoria Crítica (Escola de Frankfurt). Partiu-se do levantamento bibliográfico e documental; posteriormente, a coleta de dados do campo empírico ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas com professores do curso de Pedagogia. A partir dos dados coletados, foram analisadas a percepção e a compreensão dos sujeitos da pesquisa acerca da EDH; de que forma a EDH está contemplada no currículo, nas ações de ensino, pesquisa e extensão no curso de Pedagogia; e os desafios para a consolidação da EDH na formação de professores. A partir desta análise, constatou-se que os sujeitos da pesquisa percebem a EDH como princípio fundamental na perspectiva de educar para a cidadania e de humanizar as relações entre os cidadãos e cidadãs. Destaca-se não ter sido identificado nenhum componente disciplinar destinado à EDH, a temática está contemplada no currículo, nas ações de ensino, pesquisa e de extensão de forma transversal, a cargo de professores engajados e comprometidos com a difusão desta temática e não como um projeto institucional. Afirma-se que apesar do compromisso político e social das IES na construção de uma cultura de direitos humanos no país e na formação de professores, existem alguns desafios para a consolidação da EDH na Pedagogia, entre esses desafios destacando-se a falta do reconhecimento social da educação como um direito, a ausência de políticas institucionais que orientem a inserção da EDH no currículo e de forma articulada nas ações de ensino, pesquisa e extensão. Espera-se que esta pesquisa proporcione subsídios para um aprofundamento nas discussões sobre a educação em direitos humanos em todas as modalidades de ensino, especialmente na formação de professores. Mantendo no horizonte dessa formação princípios críticos de reflexão e emancipação e que fomentem nos estudantes e na sociedade em geral, a vivência em uma cultura de paz, democracia, respeito, defesa e garantia dos direitos humanos.
Abstract: This research was developed under the Stricto Sensu Post Graduation Program in Education at Universidade Católica de Brasília (UCB), in the research line "Politics, Management and Economics of Education", and aims at studying the Human Rights Education (HRE) in the initial stages of the teaching learning process. In a Pedagogy course, of a private Higher Education Institution in the Federal District, it was analysed to what extent the human rights theme is present in the curriculum, research and extension actions, and also in the teachers' perception of the course itself. The method used is the Case Study one, with a qualitative and exploratory approach. The analysis is epistemological and theoretically supported by the Frankfurt School Critical Theory. The research started with a bibliographical and documentary survey; and subsequently, empirical data was collected through semi-structured interviews with professors of pedagogy. The perception and understanding about HRE were analysed from the collected data, such as how the HRE encompasses the curriculum in the teaching, research and extension actions; and also the challenges faced to consolidate HRE in the initial preparation of the teachers. From the present analysis, it was found that the research subjects/professors perceive HRE as a fundamental principle for a citizenship education, and also to make citizens interaction more human. It should be noted that no specific HRE component was identified within the course syllabus, being the theme covered in a transversal manner, in the teaching, research and extension activities. The theme dissemination also depends on the teachers’ commitment, once it is not included as an institutional project. It is argued that despite the political and social commitment of the Higher Educational Institutions in building a culture of human rights in the country and in the teachers’ training, some challenges make it difficult to consolidate a HRE in the Pedagogy course. Among these challenges, the research highlights the social recognition of the right to education; and the absence of institutional policies to guide the insertion of HRE in the curriculum and in the teaching, research and extension actions. It is expected that this research provides insights for human rights education discussions, regarding all the aspects of education, especially the teachers’ training; keeping, in the training of teachers, critical principles of reflection and emancipation, allowing the students and society to promote a culture of peace, democracy, respect, defence and guarantee of human rights.
Keywords: Pedagogia
Educação
Direitos humanos
Formação de professores
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
???metadata.dc.publisher.initials???: UCB
???metadata.dc.publisher.department???: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa Strictu Sensu em Educação
Citation: PEREIRA, Débora Aparecida Antunes. Formação inicial de professores: um estudo de caso sobre a educação em direitos humanos. 2017. 162 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2300
Issue Date: 29-Aug-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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