Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2292
Type: Dissertação
Title: Situação de deficiência: a realidade de Instituições de Ensino Superior do Distrito Federal à luz do atendimento prestado aos jovens estudantes com deficiência visual (cegos)
Author(s): Negry, Karla Christinna Pereira 
First Advisor: Sousa, Carlos Ângelo de Meneses
First co-advisor: Gomes, Candido Alberto
Summary: A notória expansão da educação superior no Brasil nas últimas décadas trouxe consigo uma série de contradições e dilemas. Os jovens que adentram nesse sistema de ensino requerem condições educacionais que contribuam para sua permanência e êxito. Dentre esses jovens, há aqueles com deficiência visual que só no Brasil aumentaram sua participação em cursos da educação superior em mais de 370%, entre os anos de 2003 e 2005. Diante desse cenário, optou-se por uma abordagem qualitativa para a atual pesquisa que visa discorrer e problematizar sobre a inclusão de estudantes cegos em instituições de ensino superior particulares do Distrito Federal a partir da perspectiva desses estudantes. Para alcançar tal objetivo se fez necessário verificar e analisar os recursos disponibilizados por essas instituições para promoção da permanência e conclusão exitosa dos estudantes com deficiência visual, contando com relatos dos próprios estudantes, entrevista de representantes das instituições e observação in loco; e então tecer comparação entre as necessidades apresentadas por esses estudantes e o tratamento específico oferecido pelas respectivas instituições de ensino superior. O processo de coleta de dados foi baseado em entrevistas feitas pela própria pesquisadora com os estudantes com deficiência visual e os representantes das instituições de ensino superior, além das anotações realizadas durante a visita às instituições. Essa pesquisa revelou que o cumprimento pleno dos direitos dos estudantes com deficiência visual por parte das instituições de ensino superior não se fará enquanto não houver uma formação cidadã dos estudantes e a prerrogativa legal para as ações das instituições. Os estudantes entrevistados mostraram não se atentarem para seus direitos e deveres ao ingressarem em um curso de graduação, apenas garantindo sua presença no curso escolhido e aproveitando o que lhe foi oferecido. Já as instituições, apesar de receberem estudantes com necessidades educacionais especiais há pelo menos 5 anos, não revelam institucionalização de ações que garantam um atendimento adequado a tais estudantes. Além disso, atentou-se que é necessário desconstruir a imagem ideal ou estigmatizada da deficiência diante de toda comunidade escolar para então possibilitar a geração da isonomia de oportunidades e assegurar a esses estudantes os direitos e deveres comuns a todas as pessoas.
Abstract: The notorious expansion of higher education in Brazil in recent decades has brought a series of contradictions and dilemmas. The youths who enter in this educational system need proper education which would enable them to continue and succeed. Among these youths, there are those with visual impairments. In Brazil their participation in courses of higher education has increased more than 370% between the years 2003 and 2005. Given this scenario, we chose a qualitative approach to the current research that aims to examine and analyze the inclusion of blind students in private Graduate Schools in Federal District. The paper represents the perspective of these students. To achieve this it was necessary to check and analyze the resources provided by these institutions to keep and successfully graduate students with visual impairments. And also reports from these students, interviews with representatives of institutions and on-site observation. It makes a comparison between the needs presented by these students and the specific treatment offered by the respective institutions of higher education. The process of data collection was based on interviews made by the researcher with students with visual disabilities and representatives of institutions of higher education, in addition to reports done during the visit to the institutions. This research revealed that the complete fulfillment of the student’s rights with visual impairments by institutions of higher education will not be met until there is a civic education of students and the legal prerogative for the actions of the institutions. Students interviewed showed no heed to their rights and duties when enrolling in an undergraduate course, instead they have only ensured their presence in the chosen course and enjoyed what was offered. On the other hand the institutions, despite receiving students with special educational needs for at least five years, do not reveal the institutionalization of actions to ensure adequate care to these students. It is necessary to deconstruct the image of the ideal or stigmatized disability in the school community and then allow the generation of equal opportunity for these students besides ensuring the rights and duties common to all people.
Keywords: Inclusão social
Deficiência visual
Ensino superior
Educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Strictu Sensu em Educação
Citation: NEGRY, Karla Christinna Pereira. Situação de deficiência: a realidade de Instituições de Ensino Superior do Distrito Federal à luz do atendimento prestado aos jovens estudantes com deficiência visual (cegos). 2012. 124 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2292
Document date: 13-Apr-2012
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KarlaChristinnaPereiraNegryDissertacaoParcial2012.pdfDissertação (Parcial)832.34 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.