Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2290
Type: Dissertação
Title: A ecologia de saberes na formação de professores
Author(s): Santos, José Roberto de Souza 
First Advisor: Síveres, Luiz
Summary: Esta pesquisa tem como objetivo investigar como os saberes docentes influenciam o currículo do curso de Pedagogia. Situa-se em um quadro de referência que analisa o currículo dentro do projeto moderno/colonial e as possibilidades de uma ecologia de saberes na formação de professores. A pesquisa é de natureza qualitativa e apresenta estudo de caso de uma Instituição de Ensino Superior privada no Distrito Federal. Os dados foram coletados através de pesquisa documental em documentos institucionais e entrevista semiestruturada com professores do curso de Pedagogia. O estudo permitiu concluir que os saberes construídos na docência na Educação Básica estão presentes em alguma medida no currículo do curso de Pedagogia estudado. Além disso, estes saberes dialogam com os saberes acadêmicos, embora eles não pareçam chegar ao curso de forma planejada, fruto de uma decisão colegiada. De forma geral, constatou-se que, mesmo diante de um currículo com características fortemente coloniais, há na prática dos docentes alguns sinalizadores da valorização de um saber pluri-versal e de uma ecologia de saberes, características centrais num currículo pós-colonial.
Abstract: This research aims to investigate how the teacher’s knowledges influences the curriculum of Pedagogy. It is situated in a framework that analyzes the curriculum within the design modern/colonial and the possibilities of ecology of knowledges on teacher education. It is a qualitative nature research and presents a case study of a private higher Education Institution in the Federal District. The data were collected through documentary research on institutional documents and semi-structured interviews with teachers of the pedagogy course. The study concludes that the knowledges built into teaching in Basic Education are present to some degree in the curriculum of the pedagogy course studied. Moreover, this knowledges interacts with the academic knowledges, although they do not seem to get to a planned course, the result of a collegial decision. Overall, it was found that even in the face of a curriculum with colonial characteristics strongly, in practice there are some teachers signaling the valuation of knowledges pluri-versal and ecology of knowledges, characteristics a central post-colonial curriculum.
Keywords: Educação
Sociologia do saber
Formação de professores
Currículo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Strictu Sensu em Educação
Citation: SANTOS, José Roberto de Souza. A ecologia de saberes na formação de professores. 2012. 110 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2290
Document date: 10-Sep-2012
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JoseRobertodeSouzaSantosDissertacaoParcial2012.pdfDissertação (Parcial)304.44 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.